VÍDEO: Moradores temem infestação de taturanas em de Campos do Jordão, SP

Vídeo mostra diversas taturanas caminhando em uma área de vegetação. Há um mês, idoso segue internado por ter tido contato com o inseto. Especialista orienta e alerta sobre riscos. VÍDEO mostra fila de taturana em Campos do Jordão
Após um idoso ser hospitalizado ao esmagar uma taturana, moradores de Campos do Jordão(SP) temem novos acidentes com esses insetos e dizem que a cidade está infestada de lagartas (confira abaixo alguns cuidados).
Recentemente, um idoso de 73 anos esmagou uma taturana acidentalmente e precisou ser internado. Após um mês, Jair Balbino da Luz continua a fazer hemodiálises.
Um vídeo feito por um morador nesta semana, em uma rua de terra rodeada de vegetação, na Vila Matilde, mostra uma fileira de taturanas caminhando uma atrás da outra rumo às árvores (veja acima).
Taturana-verde, da famílias Automeris. Em contato com a pele, seus espinhos liberam toxinas
Arquivo Pessoal/Marcus Buononato
O flagrante foi feito pelo esposo de Amanda Costa, de 32 anos. Ela, que é natural de Campos do Jordão, diz que nunca viu algo parecido e chega a ficar assustada com a quantidade de taturanas que pode ser encontrada pela cidade.
“Estamos vendo taturanas mais que o normal, nunca vimos tantas assim. Tanto essas em fileira, quanto outras, em círculos, uma grudada na outra. É mais comum em área de vegetação, como no Horto, locais mais afastados”, contou.
Com tanta taturana assim pela cidade, Costa teme que aconteça algum acidente, fazendo referência ao idoso que precisou ser hospitalizado. “Tenho uma filha de cinco anos e sempre fico de olho dentro de casa, onde aparece às vezes. Isso, porque nem moro próximo de vegetação assim. Tenho medo de que aconteça algo”, disse.
Cuidados
O contato com a pele deve ser evitado com qualquer tipo de taturana, mas as que têm espinhos oferecem mais riscos
Renato Rodrigues/Butantan
As aparições de taturanas são comuns, principalmente em região de mata ou vegetação. Segundo especialista ouvido pelo g1, elas aparecem, principalmente, em árvores frutíferas e de forma mais comumente, no inverno.
O biólogo e educador ambiental Marcus Buononato, explica que as pessoas precisam ficar atentas aos aspectos das taturanas. “Existem algumas famílias de taturanas que tem cerdas urticantes, na parte que reveste o corpo. São pequenos espinhos, que quando entram na pele, causam bastante irritação”.
Buononato ressalta ainda que é importante evitar qualquer tipo de contato com esses insetos, sejam eles peludos, com espinhos ou não. A atenção deve ser redobrada às que tiverem coloração amarronzada e alaranjada. Abaixo, o biólogo deixa algumas orientações:
Nunca tocar com a mão ou encostar o corpo em uma taturana
Em casos de aparecimento dentro de casa, remover o inseto com um gravetinho ou qualquer coisa que dê para transportá-lo para fora
Se tiver contato, haverá dor intensa no local, a pele ficará irritada, mas passará em dias
Se os sintomas estiverem muito agudos, procurar uma unidade hospitalar o mais rápido e, de preferência, levar o inseto em um suporte para avaliação do médico
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.