Tom Hanks, Scarlett Johansson, Margot Robbie, Tilda Swinton, Jeff Goldblum, Adrien Brody, Willem Dafoe: com um grande elenco, Anderson disputa a Palma de Ouro pela terceira vez.
Como em outros filmes do cineasta, “Asteroid City” tem uma direção de arte muito cuidadosa, detalhista, repleta de cores, tão importante quanto a história do filme.
“Asteroid City” é uma cidade fictícia no deserto, local de encontro de pais e estudantes para uma convenção sobre o espaço, a “Junior Stargazer”, que é interrompida por diversos eventos dramáticos.
Wes Anderson compareceu pela primeira vez a Cannes em 2012 com “Moonrise Kingdom” e retornou em 2021 com “A Crônica Francesa”.
Em 2014, o cineasta americano venceu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim com “O Grande Hotel Budapeste”. Em 2018, ele recebeu o Urso de Prata de melhor direção, também em Berlim, por “Ilha dos Cachorros”.
– Uma conversão forçada –
O outro candidato da mostra competitiva nesta terça-feira é o italiano Marco Bellocchio, de 83 anos, com “Rapito”, baseado na história real de Edgardo Mortara, um menino judeu de seis anos sequestrado e convertido à força ao catolicismo pela Igreja no século XIX.
Bellocchio recebeu uma Palma de Ouro honorária em 2021 e é diretor de filmes como “O Traidor” e “Bom dia, noite”.
O italiano já foi premiado duas vezes no Festival de Veneza (prêmio do júri da crítica internacional em 1967 e melhor roteiro em 2003). Também recebeu o Urso de Prata em Berlim por “A Condenação”, em 1991.
Nas mostras paralelas, dois filmes brasileiros serão exibidos nesta terça-feira.
“Crowra/ A Flor do Buriti”, do português João Salaviza e da brasileira Renée Nader Messora, que retrata a vida da tribo krahô e sua luta pela sobrevivência na aldeia Pedra Branca, Tocantins, será exibido na mostra Um Certo Olhar.
Na Semana da Crítica, a ítalo-brasileira Lillah Halla apresenta seu primeiro longa-metragem, “Levante”, que mostra o dilema de Sofia, uma jovem jogadora de vôlei que descobre que está grávida, em um país onde o aborto é ilegal.