Colômbia e rebeldes do Exército de Libertação Nacional prorrogam cessar-fogo

O governo colombiano e os rebeldes do Exército de Libertação Nacional (ELN) concordaram em estender seu cessar-fogo bilateral por mais seis meses, segundo um comunicado divulgado.

Um cessar-fogo inicial de seis meses expirou na semana passada e foi prorrogado por cinco dias.

Negociadores de ambos os lados, reunidos em Havana, indicaram que o cessar-fogo bilateral, nacional e temporário (BNTFC) duraria 180 dias.

Leia mais:

Presidente da Colômbia pede demissão de ministros, dizem três fontes do governo

Londrinos esperam que visita de Harry ao Rei Charles III inspire reconciliação

Câncer do rei Charles III foi “detectado precocemente”, diz Rishi Sunak

A declaração informou que o ELN havia decidido “suspender unilateral e temporariamente as detenções econômicas, um compromisso que será acompanhado pelo Mecanismo de Monitoramento e Verificação”.

Embora o ELN tenha suspendido os sequestros durante as negociações, seus líderes pediram ao governo recursos financeiros para manter seus combatentes, uma questão que eles estão abordando nas negociações.

O governo do presidente Gustavo Petro reiniciou as negociações de paz com o ELN em 2022 como parte de uma política de “paz total” para pôr fim ao conflito de seis décadas no país, no qual mais de 450.000 pessoas foram mortas.

Até o momento, o governo de Petro realizou seis rodadas de negociações de paz com o ELN, um processo apoiado por México, Noruega, Venezuela, Cuba, Brasil e Chile, que estão participando como países garantidores.

O presidente da Colômbia também está negociando com o Estado Mayor Central (EMC), a maior facção armada do antigo grupo rebelde Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Natalia Siniawski, Nelson Bocanegra e Luis Jaime Acosta, em Bogotá, contribuíram para esta reportagem.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Colômbia e rebeldes do Exército de Libertação Nacional prorrogam cessar-fogo no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.