São Paulo tem primeiro desfile de escolas de samba após troca de secretarias

Nesta sexta-feira (09), começa o desfile das escolas de samba de São Paulo do Grupo Especial. No Sambódromo do Anhembi, a partir das 21h, começará a disputa na liga mais alta das agremiações paulistas.

Após o desfile das velhas-guardas de São Paulo, será a noite das escolas Camisa Verde e Branco, Barroca Zona Sul, Dragões da Real, Independente Tricolor, Acadêmicos do Tatuapé, Mancha Verde e Rosas de Ouro se apresentarem.

Já amanhã (10) será a vez da segunda leva de integrantes do Grupo Especial. Além da campeã de 2023, Mocidade Alegre, também se apresentarão a Vai-Vai, Tom Maior, Gaviões da Fiel, Águia de Ouro, Império da Casa Verde e Acadêmicos do Tucuruvi.

Leia mais

Carnaval 2024: veja fotos da folia pelo Brasil

Carnaval: veja como chegar ao sambódromo do Anhembi, em São Paulo

Carnaval 2024: conheça os sambas das escolas do Grupo Especial de SP

No último sábado (03), o Grupo de Acesso II se desfilou pelo sambódromo do Anhembi.

Até a última edição, a Secretaria de Turismo de São Paulo (SPTuris) era a responsável pelas escolas de samba. Agora, em 2024, a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura.

“Essa é a primeira vez que o recurso e o apoio está saindo da secretaria de cultura”, disse a secretária Aline Torres em entrevista à CNN. “A gente conseguiu fazer um plano de trabalho cultural para além do desfile”.

Na pasta, também foi criada uma corte para cuidar especificamente do Carnaval.

Além da troca de secretarias, a novidade é que, com a mudança, a Secretaria Municipal de Cultura irá utilizar projetos socioculturais para introduzir jovens de periferia no Carnaval. Jovens que fazem cursos de costura, figurino e outras atividades poderão desenvolver essas habilidades ao longo do ano todo no preparo para a festa.

Segundo a secretária Aline Torres, a ideia é mostrar que o Carnaval está presente na economia da criativa da cidade no ano inteiro.

Ainda de acordo com a secretária, uma novidade é que nesta sexta-feira (09) o Afoxé também irá abrir os desfiles

“A cultura africana e a religiosidade estarão presentes nos dois dias, então peço para que todos cheguem cedo”, finaliza.

Ao assumir os desfiles do Anhembi, a Secretaria Municipal de Cultura abriu mão de organizar os desfiles dos blocos de rua de São Paulo. A capital paulista é conhecida como um dos maiores polos do Carnaval de Rua do país, mas agora a organização é da Secretaria Municipal das Subprefeituras.

Apesar de estar direcionado ao apoio da LigaSP e outras instituições focadas nas escolas de samba, a SMC ainda possui um edital de R$ 2,5 milhões que são destinados para o Carnaval de Rua para os blocos que tenham trajetória cultural na cidade.

O desfile das escolas de samba de São Paulo ainda possui ingressos disponíveis para o desfile do Grupo de Acesso I neste domingo (11) e para o Desfile das Campeãs no próximo sábado (17). Mais informações aqui.

Este conteúdo foi originalmente publicado em São Paulo tem primeiro desfile de escolas de samba após troca de secretarias no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.