ÚLTIMO MINUTO: Governo Lula estuda volta de imposto sobre movimentações financeiras 

ultimo-minuto:-governo-lula-estuda-volta-de-imposto-sobre-movimentacoes-financeiras 

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Ministro da Previdência Social considera a antiga CPMF um ‘imposto justo’ e confirma estudo sobre retorno do tributo

governo Lula estuda a volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), segundo o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. O titular da pasta afirmou na segunda-feira 22 a jornalistas que o tributo é “um imposto justo”.

A retomada do tributo para financiar o sistema previdenciário brasileiro está sob avaliação da pasta, de acordo com Lupi. No entanto, a decisão depende da área econômica.

“Acho — e nisso vou contrariar muitos, porque dá muito desgaste, mas eu falo o que penso — que a CPMF é um imposto justo”, disse o ministro. “Porque cobra mais de quem circula mais o dinheiro, mas não é uma discussão isolada.”

Na semana passada, Lupi e a Confederação Nacional de Serviços discutiram o financiamento do regime geral de Previdência. Durante a reunião, a entidade sindical apresentou alternativas relacionadas à desoneração da folha de pagamentos, incluindo a possibilidade de retomada da CPMF, que era cobrada para financiar a área da saúde.

Lupi não deu mais detalhes sobre a possível cobrança do tributo. Ele também não falou se a mudança afetaria a modalidade do Pix.

Inicialmente, o governo Lula descartou a retomada da CPMF

Haddad diz que CPMI de 8 de janeiro não ameaça a agenda econômica do governo Lula | Foto: José Cruz/Agência Brasil

A CPMF foi extinta em 2007. O ministro da Fazenda do novo governo Lula, Fernando Haddad, descartou a retomada da contribuição compulsória. “Não está no nosso radar, nem no plano do governo, nem nos planos da área econômica”, declarou Haddad em março deste ano.

Revista Oeste

The post ÚLTIMO MINUTO: Governo Lula estuda volta de imposto sobre movimentações financeiras  appeared first on Terra Brasil Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.