Megan Fox revela ter dismorfia corporal; entenda o transtorno

megan-fox-revela-ter-dismorfia-corporal;-entenda-o-transtorno

Para a surpresa de muitos, Megan Fox revelou que nunca esteve 100% satisfeita em relação ao seu corpo. Aos 37 anos, a atriz de “Transformers” contou que sofre de dismorfia corporal e que o processo de autoaceitação será eterno.

“Nunca estive num ponto em minha vida onde amei meu corpo, nunca, nunca”, disse a musa em entrevista à revista Sport IIlustrated. “A jornada de me amar será eterna, eu acho”, acrescentou.

“Tenho dismorfia corporal, nunca me vejo da forma como os outros me veem”, contou sobre o transtorno que atinge a percepção da aparência física.

Para a artista, o sofrimento com a própria imagem começou ainda na infância. “Desde criança era uma obsessão que eu tinha: ‘Devia ser assim’. Por que eu tinha consciência corporal grande, tão jovem? Não sei muito bem”, explicou.

“Definitivamente não foi pelo meu ambiente. Cresci num ambiente muito religioso, corpos não eram nem reconhecidos”, finalizou ela, que tem três filhos com o ex-marido Brian Austin Green e já foi eleita a mulher mais sexy pela revista FHM em 2008.

 

Mas afinal, o que é dismorfia corporal?

À CNN, o cirurgião plástico Alexandre Kataoka explica que a dismorfia corporal se apresenta como um transtorno mental que envolve o foco obsessivo em um defeito que a pessoa considera ter em sua própria aparência.

“Uma das consequências é experimentar muitos procedimentos estéticos em busca do corpo perfeito e a prática de exercícios físicos em excesso”, comenta.

Segundo a psicóloga Fabiane Gonçalves, especialista em saúde mental, a causa é genética e neuroquímica. No entanto, o ambiente familiar também pode ser um facilitador, assim como os fatores psicológicos e sociais.

Entre os sintomas, está a baixa autoestima, a preocupação exagerada com os defeitos – muitas vezes imaginários – do corpo, o hábito de se olhar no espelho de forma repetitiva, a autocritica e o isolamento. “Tudo isso por se enxergar fora dos ‘padrões’”, ressalta a profissional.

Tratamento específico 

O tratamento do diagnóstico costuma ser realizado por meio de psicoterapia. “Geralmente, cognitivo-comportamental é a mais recomendada, aliada à avaliação e acompanhamento psiquiátrico”, finaliza Fabiane.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Megan Fox revela ter dismorfia corporal; entenda o transtorno no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.