Polícia investiga incêndio em escola indígena em Santarém (PA)

policia-investiga-incendio-em-escola-indigena-em-santarem-(pa)

A Polícia Civil do Pará investiga o incêndio em uma escola indígena em uma comunidade do município de Santarém no oeste do Pará.  

O incêndio ocorreu na madrugada dessa segunda-feira na escola municipal indígena Surura Emília Arapyun, localizada na Aldeia Akayuwasu, região rural da cidade de Santarém. A estrutura física da escola foi totalmente destruída. Segundo levantamento inicial, pelo menos 30 carteiras escolares e o gerador de energia recém-adquirido foram destruídos.   

Segundo relato do Cacique Rodrigo Arapium, há suspeita que o incêndio tenha sido criminoso. A liderança indígena reforça ainda que a perda total da escola vai além da ausência do espaço de ensino, que havia sido erguido por doações e com mutirão da própria comunidade.  

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de Santarém informou que registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia da Polícia Civil da cidade e que acompanha as investigações. Mas não explicou como será o apoio ao ensino na comunidade nas próximas semanas.  

Os policiais realizaram coleta de vestígios para investigar o relato inicial de que o incêndio foi provocado. O inquérito policial deve ser concluído em até 30 dias e agora começa a fase de ouvir as testemunhas.  

*  Com produção de Renato Lima.

Geral São Luís 23/05/2023 – 14:47 Paula Castro/ Renata Batista Madson Euler* – Repórter da Rádio Nacional Incêndio indígena terça-feira, 23 Maio, 2023 – 14:47 113:00

Adicionar aos favoritos o Link permanente.