Viaduto onde grávida foi atropelada tem curva que ‘joga’ carros pra fora, e velocidade máxima não é respeitada

Placa virada para o lado de fora diz que a velocidade máxima é 40 km/h, mas CET diz que é 30 km/h. Nenhuma das duas velocidades são respeitadas. Grávida de 25 anos sofreu fraturas nos membros inferiores, arranhões pelo corpo e, estava em observação sob cuidados médicos. Grávida é arremessada de viaduto no Brás; prefeitura gastou menos da metade do orçamento previsto para obras em viadutos e pontes na capital
O viaduto do Gasômetro, no Centro de SP, onde uma grávida de cerca de 7 meses foi atropelada e arremessada na manhã desta terça-feira (16), tem uma curva acentuada que “joga” os carros para fora, além de a velocidade máxima permitida no local não ser respeitada. No mesmo local já houve uma morte da mesma forma em 2021.
A TV Globo visitou o local e procurou placas que sinalizassem limite de velocidade no viaduto. Apenas uma foi encontrada virada para o lado de fora do viaduto que indica os 40 km/h. Segundo a CET, no entanto, a velocidade no local é de 30 km/h. Os carros não respeitam nenhuma das duas e trafegam em velocidade maior.
Motorista bateu o veículo nas grades do viaduto e foi arremessada
TV Globo
Os moradores que moram próximos da ponte pedem por uma lombada eletrônica ou radar para tentar melhorar a situação.
O plano de metas da capital prevê a recuperação de 160 pontes e viadutos. Segundo o Tribunal de Contas do Município, até o final do ano passado apenas 44 já tinham passado por essa recuperação.
Ainda segundo o Tribunal de Contas, a prefeitura não vem usando todo o dinheiro que está separado para a recuperação de pontes e viadutos.
De acordo com o TCM, orçamento e dinheiro usado para pontes e viadutos em 2023:
Em janeiro, orçamento de R$ 18 milhões. Nada foi usado;
Em fevereiro, orçamento de R$ 36 milhões. Nada foi usado;
Em março, orçamento de R$ 54 milhões. R$17 milhões usados;
Em abril, orçamento de R$ 72 milhões. R$10 milhões usados.
Os gastos com Pontes e Viadutos ficaram atrás de outros tipos de obras:
Pavimentação e recapeamento: R$468 milhões;
Tapa-Buraco: R$66 milhões;
Manutenção geral: R$49 milhões;
Viadutos e Pontes: R$28 milhões;
Ciclovias: R$430 mil.
Vítimas
Natalia Cristina Silva Lima, de 25 anos, despencou do viaduto ao ser atingida por um carro. Parte da grade do viaduto foi arrancada. O buraco foi sinalizado com faixas e cones.
Ela sofreu fraturas nos membros inferiores, arranhões pelo corpo e, até a última atualização desta reportagem, estava em observação sob cuidados médicos e supervisão da equipe.
Em agosto de 2021 uma pessoa morreu no mesmo local depois de também ser atropelada e arremessada de cima do viaduto.
Neste ano, até março, 816 pessoas foram atropeladas na capital.
O Conselheiro do Tribunal de Contas disse que vai cobrar informações da prefeitura sobre por quê não foram instaladas barreiras que realmente protejam o pedestre no Viaduto do Gasômetro.
A Secretaria de Infraestrutura urbana e obras disse que o orçamento apara a manutenção em pontes e viadutos neste ano é de R$168 milhões e que até o momento reservou R$ 72 milhões para gastar. A prefeitura também informou que assinou contratos para inspeções em 53 viadutos e pontes da cidade, mas não disse quando isso vai ocorrer.
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