A cola poderosa que uniu o mundo 🌍

a-cola-poderosa-que-uniu-o-mundo-

Nos anos 1940, um químico chamado Dr. Harry Coover estava trabalhando em um projeto na empresa de fotografias Kodak, onde atuava no setor químico.

  • A 2ª Guerra Mundial estava a todo vapor, e ele e seus colegas estavam tentando criar uma forma de fabricar um plástico transparente para ser usado em miras de precisão.

Enquanto manipulava produtos químicos, durante os experimentos, Coover desenvolveu uma fórmula adesiva extremamente poderosa.

Mas tinha um problema: Era forte até demais. Por conta disso, era até difícil encontrar aplicações práticas para o adesivo. Naquele momento, o produto foi deixado de lado.

Anos depois… ⌛

(Foto: Fred Jewell / AP | Reprodução)

Em um novo experimento, Coover redescobriu aquele composto adesivo. E logo passou a retomar as pesquisas com aquela fórmula, na busca de uma aplicação comercial viável.

Foi aí que, sem querer, eles acabaram descobrindo uma fórmula adesiva um pouco diferente. Era menos forte, mas ainda bastante aderente.

E com uma característica única: Era capaz de unir praticamente qualquer coisa em questão de segundos.

  • Em 1956, nasceu a patente de “Composições adesivas de cianoacrilato catalisadas por álcool/supercola”.

Mas esse nome feio foi substituído por “Eastman 910″ — que, posteriormente, seria alterado para “Super Glue”. Foi um sucesso absoluto.

(Foto: Popular Mechanics | Reprodução)

As vendas do produto começaram em 1956. Desde então, a fórmula foi aprimorada e aquela supercola instantânea passou a ser usada para os mais diferentes objetivos.

Outro uso?

Durante a Guerra do Vietnã, o composto passou a ser usado para tratar feridas. Os cirurgiões de campo borrifavam um dos compostos presentes no produto sobre machucados abertos.

  • Isso salvou muitas vidas, já tendo servido para estancar sangramentos, unir veias e artérias, vedar hemorragias e perfurações e muito mais.

Hoje em dia, o produto é conhecido e usado no mundo todo, sendo indispensável para muitas pessoas e indústrias.

Durante sua carreira, Coover — que ficou conhecido como Mr. Super Glue — teve mais de 460 patentes, escreveu pelo menos 60 artigos e foi responsável por muitos avanços em seu campo, tendo conquistado diversos prêmios. O resto é história.

🤔Curiosidade: Assim como aconteceu com a Super Glue, a invenção do Post-it também foi um acidente. Já contamos essa história por aqui, é só clicar para ler.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.