3ºC acima da média: Temperatura do oceano em elevação pode prejudicar SC?

A temperatura do oceano está acima da média em toda a Costa do Brasil neste começo de março, aponta o NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional), dos Estados Unidos. Os dados foram confirmados por uma especialista, que apontou os impactos para a região Sul do país.

Temperatura do oceano está acima da média, conforme dados da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, dos Estados Unidos. – Foto: Mojo IA/Divulgação/ND

De acordo com a professora de Oceanografia e Clima da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Regina Rodrigues, os dados do NOAA são obtidos por meio de satélites e são estatísticas verdadeiras sobre o aquecimento das águas do oceano.

Conforme a professora, esse aumento nas temperaturas é chamado de anomalias. Esse é o valor que representa o quanto está acima da média para determinadas regiões do Globo.

Dados de anomalia da temperatura do oceano – Foto: NOAA/Divulgação/ND

Conforme a oceanógrafa, a figura acima mostra os desvios da média da temperatura da superfície do mar desta terça-feira (5). Os valores positivos em cores (tons de vermelho) indicam temperaturas acima da média e valores negativos abaixo da média (tons de azul).

Regiões tropicais podem registrar temperatura do oceano até 3 ºC acima da média

Regina destaca ainda que na região Tropical, tanto no Atlântico Sul quanto o Atlântico Norte, as anomalias podem chegar até 3 ºC acima da média. Para a professora, esse valor é significativo se tratando das dimensões do oceano.

Na imagem abaixo é possível ver a evolução das anomalias na temperatura do oceano com a média global. Os dados são coletados desde 1981. A linha em laranja representa o ano de 2023 e em preto escuro representa este ano.

Histórico de anomalias nas temperaturas das águas no oceano – Foto: NOAA/Divulgação/ND

E qual influência para o Sul do Brasil?

A especialista destaca que no Sul do Brasil, a anomalia da temperatura no oceano não é tão significativa. Ela explica que na parte mais longe da Costa, a temperatura apresenta anomalias de fraca intensidade.

Ela comenta ainda que esse aquecimento concentrado na região Tropical do Brasil tem um efeito mais acentuado no Norte e Nordeste. Já no Sul do país o efeito é mais brando, comenta Regina.

Anomalias na temperatura da superfície do oceano – Foto: NOAA/Divulgação/ND

“O El Ninho, que ainda está enfraquecendo, mas ainda está vivo no Pacífico, afeta o clima do Sul, Sudeste e da América do Sul como um todo”, conta. “Então, isso pode ser o fator, localmente o Atlântico tropical que afeta mais o clima e tem menos influência na região Sul do país”, pontua.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.