Cooperado do Sicoob Credicapital é finalista no prêmio nacional Produtor Rural Sustentável

cooperado-do-sicoob-credicapital-e-finalista-no-premio-nacional-produtor-rural-sustentavel


A sustentabilidade é tema essencial dentro das práticas de ESG A sustentabilidade é tema essencial dentro das práticas de ESG (ambiental, social e governança) e, como forma de reconhecer produtores rurais comprometidos com a causa, o Centro Cooperativo Sicoob (CSS) desenvolve o Prêmio Produtor Rural Sustentável, que tem como um dos finalistas nacionais o produtor rural Darci Viganó, cooperado do Sicoob Credicapital, de Três Barras do Paraná.
Com o apoio da cooperativa, o produtor instalou uma miniusina geradora de biogás com dejetos suínos, que permite a produção e utilização de energia limpa e sustentável, além de distribuição para a rede concessionária, o que traz mais lucratividade para a granja. A miniusina também permite que os biofertilizantes, usados na propriedade, sejam reaproveitados para aumento de produtividade de feno e pré-secado comercializados pela família.
Com o projeto são beneficiados a família, os 13 funcionários da granja e a comunidade. “Estamos satisfeitos com os avanços alcançados por meio do projeto da miniusina, que já está gerando energia limpa através da concessionária. Eliminamos o mal cheiro e ainda economizamos em aquisição de adubos químicos utilizando o biofertilizante e, com isso, aumentamos nossa renda mensal”, destaca o produtor Darci Viganó.
Divulgação

Conforme explica a analista de Sustentabilidade do Sicoob Unicoob, Gislane Barros, o projeto abrange mais áreas, além da sustentabilidade. “O prêmio busca reconhecer práticas não apenas ligadas a parte ambiental, mas da social e de governança também. O seo Darci Viganó trata muito bem disso, ele tem o biodigestor, então deixa de jogar esses dejetos no meio ambiente, transforma isso em energia e em renda, trabalha a governança com a sucessão familiar e ainda emprega várias mulheres. O prêmio tem o objetivo de dar visibilidade a essas boas práticas e disseminar para outros cooperados, mostrar que é possível fazer um agro sustentável, respeitando o meio ambiente”.
Divulgação

Em fevereiro, houve uma etapa regional do prêmio, que deu à Granja Viganó o 2º lugar. Por conta do resultado, a equipe responsável pelo desenvolvimento da ação visitou a propriedade na última segunda-feira (24), para conhecer de perto a miniusina. A fase final da premiação será em junho, quando 12 produtores estão concorrendo e seis deles terão o reconhecimento nacional de Produtor Rural Sustentável, além de uma premiação em dinheiro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.