Grupo de comunicação Nexcom fecha nova aquisição. Desta vez, de empresa de tecnologia

grupo-de-comunicacao-nexcom-fecha-nova-aquisicao.-desta-vez,-de-empresa-de-tecnologia

Nos próximos semanas, a PUB, uma agência de comunicação que faz parte do Grupo Nexcom junto com a Fato Relevante, planeja anunciar uma mudança significativa aos seus clientes. A marca está se preparando para deixar seu escritório na Vila Olímpia e se estabelecer em uma ampla residência localizada nos Jardins. Essa mudança faz parte da aquisição da empresa de tecnologia Charisma BI, que atualmente ocupa o imóvel na rua Groenlândia e agora será integrada à holding.

Na segunda-feira, dia 15 de maio, o Nexcom e os fundadores da Charisma assinaram o contrato de compra da empresa de inteligência de dados. Segundo os termos acordados, os publicitários Lucas Brasil e Cássio Clemente, juntamente com os sócios Henrique Aguilar e Cristy Martins, receberão 80% em ações e o restante em dinheiro, sem divulgação do valor exato.

Além dessa transação, o Nexcom fortalecerá a equipe da Charisma com a chegada do sócio-consultor Márcio Castro, ex-diretor de tecnologia da B3, XP, Cetip e Banco Safra.

“É cada vez mais importante mensurar o valor das relações públicas e como elas realmente trazem benefícios para os negócios dos clientes”, afirma Ricardo Bonatelli, sócio-diretor do Nexcom e da PUB. “As agências de comunicação que não entrarem no mercado de tecnologia ficarão para trás.”

O Nexcom vinha tentando desenvolver internamente um negócio de tecnologia capaz de ir além dos relatórios de desempenho entregues aos clientes. A agência de comunicação desejava provar para seus clientes que, além da reputação, também fornecia tráfego, interação e outros dados valiosos provenientes de seu trabalho, e não apenas um link ou um PDF.

Há seis meses, Nexcom e Charisma iniciaram as discussões sobre a negociação. Um marco importante para a consolidação do negócio foi um projeto assinado pela PUB com a empresa de BI para o Quinto Andar. A plataforma imobiliária recebeu um painel de controle com uma análise detalhada do setor, exibindo dados de diferentes formatos, desde comparações com concorrentes até a percepção da empresa nas redes sociais.

O primeiro caso de medição de dados confirmou para o grupo de comunicação o potencial da tecnologia da informação. O Quinto Andar, que inicialmente contratou apenas esse serviço, acabou estendendo o contrato para incluir relações públicas.

“A construção da reputação é fundamental para os negócios, mas como medir isso em um mundo que exige resultados? Os dados do dia seguinte à publicação de uma reportagem ou ação com um influenciador mostram o valor que terá impacto na avaliação do cliente”, afirma Bonatelli.

Com um faturamento de R$ 36 milhões no ano passado, o Nexcom atende a 110 clientes, incluindo Softbank, XP, Vivo, Mercado Bitcoin e parte da Nestlé, entre outros. Com a adição dos 17 funcionários da Charisma (que não terá exclusividade de venda para as agências do novo grupo), o Grupo passará a contar com 172

pessoas. A previsão para este ano é aumentar a receita em pelo menos 20%.

Consolidação das agências de comunicação

A iniciativa do Nexcom em se tornar uma empresa de tecnologia especializada em inteligência de dados é a primeira entre os grupos de comunicação. Em agosto do ano passado, a FSB adquiriu a agência de marketing de performance JotaCom.

A consolidação de marcas tem se tornado comum nesse mercado de agências. A FSB se tornou uma holding em 2018 ao incorporar a Loures Consultoria e, em seguida, a Giusti Creative PR. No ano seguinte, a RP1 se juntou à RMA para formar a RPMA. Em fevereiro do ano passado, a CDI e a NR7 também anunciaram a fusão de suas operações.

O Grupo Nexcom em si é resultado da integração da Fato Relevante e da PUB. Se, nas próximas semanas, a PUB e a Charisma passarem a compartilhar o mesmo imóvel, não será surpreendente se algum outro negócio for anunciado. A holding está em negociações avançadas com duas agências concorrentes.

A questão é se essas agências se tornarão uma nova marca sob a Nexcom ou se será melhor consolidar a carteira de clientes dentro do grupo.

Fonte: Neofeed

O post Grupo de comunicação Nexcom fecha nova aquisição. Desta vez, de empresa de tecnologia apareceu primeiro em BizNews Brasil :: Notícias de Fusões e Aquisições de empresas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.