Fies 1/2024: inscrições terminam nesta sexta-feira (15/3). Saiba mais

O período para se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2024 termina nesta sexta-feira (15/3). Ao todo, o Ministério da Educação (MEC) vai ofertar 112.168 vagas em cursos de graduação no processo seletivo.

Para participar desta edição do Fies, é necessário acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A consulta da oferta de vagas segue disponível até 30 de abril.

A divulgação dos resultados da pré-seleção na chamada única está prevista para a próxima quinta-feira (21/3). Já a consulta da lista de espera é de 28 de março a 30 de abril.

Confira o cronograma do Fies 1/2024:

  • Consulta da oferta de vagas: 12 de março a 30 de abril;
  • Inscrição: 12 a 15 de março;
  • Resultado da pré-seleção: 21 de março;
  • Complementação da inscrição dos pré-selecionados em chamada única: 22 a 26 de março;
  • Lista de espera: 28 de março a 30 de abril.

Uma das novidades desta edição do processo seletivo do MEC é a reserva de 50% das vagas a estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo (cerca de R$ 706) inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), o chamado Fies Social.

Candidatos no Fies Social também poderão solicitar o financiamento de até 100% dos encargos educacionais, conforme prevê o edital referente ao processo seletivo.

Aquele que pretende concorrer nesta nova modalidade do programa será identificado automaticamente em uma base de dados fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), de acordo com a pasta da Educação.


0

O que é o Fies

Instituído em 2001, o Fies oferece vagas para o financiamento de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior ligadas ao programa.

Para estar apto a concorrer uma das vagas, o candidato deve cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com média das provas igual ou superior a 450 pontos, bem como não ter zerado a redação
  • Não ter participado do Enem como “treineiro”
  • Possuir renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.