Entenda avanço das ações da Petrobras com a nova política de preços para diesel e gasolina

entenda-avanco-das-acoes-da-petrobras-com-a-nova-politica-de-precos-para-diesel-e-gasolina


Ações da petroleira fecharam em alta de mais de 2% na terça, após anúncio do fim da paridade de importação do petróleo. Após a Petrobras anunciar o fim da paridade de importação do petróleo e a redução nos preços da gasolina, do óleo diesel e do gás de cozinha, as ações da petroleira fecharam em alta de mais de 2% nesta terça-feira (16).
O reajuste já era previsto pelo mercado financeiro, mas foi menor do que o estimado e influenciou uma reação positiva na Bolsa de Valores. É o que avalia o repórter de economia Manoel Ventura, do jornal “O Globo”, em entrevista a Natuza Nery.
“O mercado já tinha calculado que a Petrobras poderia fazer esse reajuste nos preços, considerando os o valor do dólar e do barril de petróleo. Fez um cálculo, inclusive, mais generoso do que a Petrobras. Então como veio abaixo do que o mercado esperava tudo isso influenciou no movimento positivo das ações.”
Edifício-sede da Petrobras, no centro do Rio
Marcos Serra Lima/g1
O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, fechou a terça em queda de 0,77%, contaminada em grande parte pela alta nas ações da Petrobras.
Com a PPI, os preços nos combustível no Brasil eram orientados pelas flutuações do preço do barril de petróleo no mercado internacional e pela cotação do dólar.
Analistas de mercado ouvidos pelo g1 viram pontos positivos na nova calibração de preços, mas fizeram ressalvas para o que consideram “falta de transparência” sobre como os preços serão calculados.
Para Manoel, o anúncio veio em um momento politicamente estratégico para o governo Lula, uma vez que a urgência do arcabouço fiscal será votada na Câmara esta semana.
“O presidente precisava mostrar que estava tomando medidas para reduzir o preço dos combustíveis, inclusive, como forma de acenar para a base dele, que está incomodada com o arcabouço fiscal.”
Ouça a entrevista completa no podcast O Assunto.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.