‘Maldade do ser humano’, diz mãe que descobriu perfil falso usando a filha com AME para golpes em Ribeirão Preto, SP

‘maldade-do-ser-humano’,-diz-mae-que-descobriu-perfil-falso-usando-a-filha-com-ame-para-golpes-em-ribeirao-preto,-sp


Conta tinha 80 mil seguidores e usava rotina da criança publicada em perfil original para atrair vítimas. Polícia Civil instaurou inquérito e tenta identificar responsáveis. Golpistas usam imagem de criança com doença rara para pedir dinheiro em Ribeirão Preto, SP
A auxiliar administrativo Aline Aparecida de Camargo Donadio descreve como revoltante o sentimento ao descobrir que golpistas estão usando a imagem da filha dela, que tem atrofia muscular espinhal (AME), para enganar pessoas e conseguir dinheiro nas redes sociais.
“Ela está há três meses e meio internada. A gente, como pais, sofre pelo filho, pela situação, pelas intercorrências, porque a gente lida com mil coisas. E aí acontece isso. A gente não imagina o tamanho da maldade do ser humano, a capacidade”, diz.
Aline procurou a Polícia Civil em Ribeirão Preto (SP) e denunciou o caso. Um inquérito foi aberto para tentar identificar os responsáveis pela conta falsa.
Campanha de verdade
Aline conta que logo após o nascimento, a pequena Maria Júlia deu sinais de que algo não estava bem com a saúde. Com 15 dias de vida, a bebê foi internada e recebeu o diagnóstico de AME.
A auxiliar administrativo Aline Aparecida de Camargo Donadio descobriu que criminosos estão usando fotos da filha com AME para pedir dinheiro Ribeirão Preto, SP
José Augusto Júnior/EPTV
Pacientes com AME não têm o gene SMN1, responsável pela produção de uma proteína que atua nos neurônios da parte motora do corpo. A doença pode afetar a capacidade de caminhar, comer e, em alguns casos, respirar.
Maju, como é carinhosamente chamada, está hospitalizada. Nas redes sociais, Aline e o marido deram início a uma campanha para arcar com as terapias de alto custo não cobertas pelo plano de saúde e para terem condições de cuidar da menina em casa quando ela tiver alta.
A vaquinha, que conta com diversas ações, já arrecadou cerca de R$ 100 mil, mas o valor ainda está distante da meta estimada em R$ 250 mil.
Aline Aparecida de Camargo Donadio junto com a filha Maju, que tem AME, em hospital de Ribeirão Preto, SP
Arquivo pessoal
Perfil falso com 80 mil seguidores
Há cerca de duas semanas, um seguidor da página entrou em contato com Aline e a alertou sobre um perfil falso na internet com 80 mil seguidores.
Ao verificar, Aline descobriu que os golpistas usavam a foto de Maju, mas chamavam a falsa paciente de Laurinha. Eles exploravam não só imagens da filha, como as dela também.
“Criaram um perfil falso da Maju com imagens minhas, dela, pedindo dinheiro e fazendo campanha para a medicação dela, que é um valor bem mais alto do que a campanha para o tratamento. Tinha a chave Pix do e-mail e aparecia o nome completo da pessoa e seis números do CPF, então eu fui na polícia com isso”, diz.
Perfil falso usa foto de Maju, bebê de Ribeirão Preto que tem AME, e pede doações para Laurinha
Reprodução
Ao mesmo tempo que se sente revoltada, Aline diz que a sensação é de que ela é culpada.
“A gente se sente impotente. Eu pensei mil vezes antes de fazer um perfil para ela, eu fiz porque a gente realmente precisa, porque a gente não tem condições de pagar um tratamento adequado pra ela. E aí eu vendo a minha filha sendo exposta de outra forma é uma coisa que te faz sentir culpada e ao mesmo tempo revoltada com tanta maldade.”
Aline lamenta que os golpistas tenham atrapalhado a campanha da filha. Ela acredita que eles podem ter lesado outras famílias que precisam de ajuda para cuidar de crianças especiais.
“Essa conta ficou ativa e crescendo, mas conseguimos mais visibilidade e de tanto denunciar, tantos comentários e compartilhamentos, a conta não está mais ativa. Conseguimos derrubar, por enquanto. Mas o que eles conseguiram arrecadar, o que a gente já perdeu, o que tantas crianças que realmente precisam perderam, não vamos reaver esse valor.”
Adicionar aos favoritos o Link permanente.