O que é cirurgia ortognática, feita por Rafa Justus antes da rinoplastia?

Aos 14 anos, Rafaela Justus, filha de Roberto Justus, passou por algumas alterações faciais que têm encantado os seguidores de suas redes sociais pela sua naturalidade. Agora, o mais novo procedimento foi a cirurgia ortognática.

Cirurgia ortognática foi feita em Rafa Justus antes da rinoplastia

Aos 14 anos, Rafaella Justus passou por pequenas mudanças em seu rosto – Foto: Reprodução/Rafa Justus/ND

A filha mais velha de Roberto e Ticiane Pinheiro submeteu-se ao procedimento antes de fazer uma rinoplastia.

“Recebendo tantas perguntas, decidi esclarecer de uma vez por todas! Antes da rinoplastia, fiz uma cirurgia ortognática”, revelou.

Afinal, o que uma cirurgia ortognática?

A cirurgia da mandíbula, também conhecida como cirurgia ortognática, é realizada para corrigir o alinhamento do maxilar superior e/ou inferior (mandíbula) quando desalinhados. Além de melhorar a função respiratória, essa intervenção também tem impacto na aparência facial.

A jovem também abordou os comentários negativos que encontra nas redes sociais:

“Os haters sempre estarão presentes. Podemos ser as pessoas mais ‘perfeitas’ do mundo, mas eles vão destacar qualquer pequeno erro e transformá-lo em um grande problema para afetar a autoestima daquela pessoa”, comenta.

“Comigo é assim: Eu sei que eles sempre estarão por aí, não importa onde, como ou porquê. Eles sempre vão estar lá, então não há nada que possamos fazer. O máximo que faço é bloquear! Mas não dou muita importância, porque sei que são pessoas ressentidas, mal-amadas, que querem apagar a luz dos outros para se sentirem superiores”, acrescentou, oferecendo um conselho:

“Uma sugestão: Se dermos importância e atenção a eles, vão conseguir o que desejam, e de qualquer maneira, vão continuar! Então, mais uma vez, eu não lido! Eu simplesmente ignoro!”, encerrou Rafa Justus.

Antes e depois da cirurgia de Rafa Justus

Veja o antes e depois da cirurgia da adolescente – Foto: Redes Sociais/Reprodução/ND

Quando a cirurgia ortognática é recomendada?

Segundo a Clínica Odontológica Humaniza, a cirurgia ortognática é uma intervenção indicada para corrigir anomalias dentofaciais que podem resultar em outros distúrbios, como problemas na articulação e respiração.

Essa cirurgia tem como objetivo restaurar as funções faciais e mastigatórias, além de abordar preocupações estéticas.

As anomalias faciais decorrem do crescimento desproporcional dos ossos da face, muitas vezes de origem genética. Se não tratadas, essas condições podem levar a dificuldades na mastigação, problemas de oclusão, disfunções articulares e até mesmo dificuldades respiratórias.

Além dos aspectos funcionais, a insatisfação estética devido a uma mandíbula proeminente ou retraída pode causar significativos impactos psicológicos e afetar a autoestima do paciente.

Em muitos casos, o tratamento ortodôntico com o uso de aparelhos pode ser iniciado antes da cirurgia, visando corrigir a posição dos dentes e preparar a estrutura dentária para a intervenção cirúrgica.

Antes e depois da cirurgia ortognática

Antes e depois da cirurgia ortognática – Foto: Reprodução/Clínica Humaniza/ND

Esse processo é especialmente relevante para indivíduos com deformidades esqueléticas congênitas nos maxilares, nos quais a cirurgia é frequentemente a melhor opção de tratamento.

A abordagem integrada entre a odontologia e a cirurgia maxilofacial desempenha um papel crucial na melhoria da qualidade de vida dos pacientes, fornecendo soluções que vão além do aspecto funcional, visando também o bem-estar psicológico e a satisfação estética.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.