Quem é a ex-deputada federal presa por lavagem de dinheiro

Almerinda Filgueiras de Carvalho, ex-deputada federal no Rio de Janeiro, foi presa nesta segunda-feira (1º) pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Foto mostra Almerinda Filgueiras de Carvalho, ex-deputada federal

Almerinda Filgueiras de Carvalho, ex-deputada federal, foi presa nesta segunda-feira (1º) – Foto: Câmara dos Deputados

Sobre a investigação

As investigações iniciaram em 2006, quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Sanguessuga, a fim de desarticular um esquema de fraude de licitações para aquisição de ambulâncias em diversas prefeituras brasileiras.

No dia 25 de março de 2024, a 7º Vara da Seção da Justiça Federal em Mato Grosso condenou a ex-deputada a nove anos de reclusão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Foto mostra Almerinda Filgueiras de Carvalho, ex-deputada federal

Almerinda Filgueiras de Carvalho, ex-deputada federal – Foto: Reprodução/Redes Sociais

Sobre a ex-deputada

Almerinda, 72 anos, nasceu no Rio de Janeiro e foi deputada federal entre 1999 e 2003 pelo PFL-RJ e reeleita em 2003 pelo PPB-RJ.

Ela é casada com o advogado e político brasileiro Antônio de Carvalho, ex-prefeito de São João de Meriti (RJ) por dois mandatos, em 1997 e 2004.

Antes de ser presa, ocupava o cargo de secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial na Prefeitura de São João de Meriti.

A prefeitura negou que soubesse das investigações sobre a secretária, alegando que o processo corria em segredo de Justiça.

Depois de uma semana foragida da Justiça, Almerinda Filgueiras de Carvalho foi localizada na Baixada Fluminense. Ela foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal em Nova Iguaçu.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.