Homem de 44 anos morre de febre amarela em São João da Boa Vista

homem-de-44-anos-morre-de-febre-amarela-em-sao-joao-da-boa-vista


Paciente morava na área urbana e não estava imunizado contra a doença, segundo prefeitura. Morte aconteceu em 30 de abril. São João da Boa Vista confirma primeira morte por febre amarela em 2023
Lauren Bishop
Um homem de 44 anos morreu de febre amarela, em São João da Boa Vista (SP). O óbito aconteceu em 30 de abril, mas a causa da morte foi confirmada agora. Segundo a prefeitura, o homem não estava vacinado contra a doença.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O paciente morava na região da Vila Valentin. Ele começou a ter dor abdominal, febre, mal-estar geral e sintomas respiratórios em 25 de abril. Segundo a prefeitura, cinco dias antes de manifestar os sintomas, ele esteve na área rural de São João da Boa Vista.
O homem foi internado no dia 29 de abril, com alterações nas funções hepática e renal, falencendo no dia seguinte.
A Prefeitura de São João da Boa Vista disse que realiza nebulização veicular contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite a febre amarela, e também dengue, zika e chikungunya e também faz visitas domiciliares para combater o transmissor.
Febre amarela na região
Em janeiro deste ano, Vargem Grande do Sul, município vizinho a São João da Boa Vista, anunciou o primeiro caso de febre amarela do Estado de São Paulo desde 2020. O paciente era um homem de 73 anos, é morador de zona rural, que chegou a ser internado e se recuperou.
Após a notificação, Vargem Grande e os municípios vizinhos de Águas da Prata e Casa Branca fizeram vacinação na zona rural.
LEIA TAMBÉM:
Febre amarela: veja perguntas e respostas sobre a doença
Estudo mostra que todas regiões do país apresentam queda na cobertura vacinal contra febre amarela
Febre amarela é registrada no Brasil desde o século XVII; fotos mostram luta contra a doença no passado
Transmissão da doença
A infecção da febre amarela se dá por meio de mosquitos silvestres, como o Aedes aegypti, que vivem em zona de mata e não habitam o ambiente urbano das cidades.
As equipes estaduais e municipais realizam a vigilância, a coleta e a identificação dos mosquitos transmissores.
Entenda como ocorre a infecção e quais são os sintomas da febre amarela
Alexandre Mauro/Editoria de Arte G1
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.