Celular Seguro: entenda a atualização do programa

O programa Celular Seguro, lançado pelo Governo Federal para evitar roubos e furtos de aparelhos, foi atualizado e as mudanças buscam facilitar o cadastro para aumentar o número de usuários da ferramenta.

Celular sendo segurando na mão para ilustrar matéria sobre o programa celular seguro

Programa permite maior segurança para usuários em caso de furtos – Foto: Reprodução/Unsplash/ND

Celular Seguro: saiba o que muda na atualização

Segundo o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), responsável pelo programa, a atualização simplificou o cadastro que agora passa a exigir apenas informações básicas.

ANTES: o usuário precisava preencher o IMEI, o modelo do aparelho, além do número de contato, a operadora de telefonia e a marca do dispositivo.

AGORA: é necessário informar apenas o número de contato, a operadora de telefonia e a marca do dispositivo.

Além disso, também foi incluída a opção “Outra Operadora” no campo Operadoras, além de medidas que facilitam o registro de ocorrências. Veja:

  • Incluída restrição de 15 dias para registro de ocorrências. O usuário só poderá emitir um alerta para ocorrências dos últimos 15 dias.
  • A possibilidade de selecionar o tipo de alerta que será emitido: apenas o bloqueio do aparelho/linha, outros bloqueios (de outras instituições parceiras) ou ambas as opções.
  • Para emitir um alerta, o usuário visualizará uma notificação de confirmação de envio, trazendo maior garantia contra cliques acidentais.
Mão em fundo preto mexendo na tela de um celular

Usuários do Celular Seguro podem fazer cadastro de forma mais simples – Foto: Unsplash/Reprodução/ND

O que é o programa Celular Seguro

O programa Celular Seguro possibilita às vítimas de furto e roubo de dispositivos móveis que possam bloquear o aparelho e aplicativos digitais em poucos cliques, reduzindo o risco de golpes financeiros.

Não há limite para o cadastro de números, mas eles precisam estar vinculados ao CPF do titular da linha para que o bloqueio seja efetivado.

Cada pessoa cadastrada no Celular Seguro poderá indicar pessoas da sua confiança, que estarão autorizadas a efetuar os bloqueios, caso o titular tenha o celular roubado, furtado ou extraviado. Também é possível que a própria vítima bloqueie o aparelho acessando o site por um computador.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.