PCDs poderão solicitar serviços nos PACs de Manaus

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Manaus – Seis unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), começam a partir desta segunda-feira (29), a oferecer emissão de Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPCD), Linha de Crédito pelo programa + Crédito Inclusão, entre outros benefícios para Pessoas com Deficiências (PcDs).



Poderão ser solicitadas a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea); o Passe Legal, que dá desconto ou passagem gratuita no transporte intermunicipal; a Linha de Crédito do programa + Crédito Inclusão, que financia empreendimentos de PcDS ou seus responsáveis legais.

Haverá, ainda, o agendamento junto ao Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) para a emissão do Passa-Fácil e Credencial de Estacionamento para Idoso e PCD, e do Passe Interestadual, que terá seu formulário analisado pelo Governo Federal.

Os serviços estarão disponíveis:

  • PAC Alvorada – Aavenida Desembargador João Machado 4.922;
  • PAC Compensa, na Avenida Brasil, 1.325;
  • PAC Parque Dez, na Avenida Tancredo Neves, 668;
  • PAC ViaNorte, na Avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, 3.760, Monte das Oliveiras;
  • PAC São José, na Avenida Cosme Ferreira;
  • PAC Studio 5, na Avenida Rodrigo Otávio, 355, Distrito Industrial 1.

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta, das 8h às 17h. A secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, reforça que a secretaria estudou como garantir que os serviços de cidadania estivessem mais próximos da população, como solicitou o governador Wilson Lima, e entendeu que os PACs poderiam oferecê-los.

“A ideia é ampliar o atendimento para que ele fique mais próximo da população. Então, nós os descentralizamos de uma única sede, e colocamos a prestação desse serviço no PAC Alvorada, PAC Compensa, no Parque Dez, no Pac Vianorte, e no do Studio 5. É a forma de chegar mais próximo da população, porque os PACs são uma referência ao atendimento pró cidadão“, destaca a secretária.

Como solicitar

Para os serviços de emissão de carteirinhas, os interessados deverão preencher um requerimento e anexar um relatório médico, com indicação da Classificação Etária Internacional de Doenças e Problemas relacionados à Saúde (CID), além do RG, CPF, certidão de nascimento, tipo sanguíneo, comprovante de residência, número de telefone e foto 3×4.

O responsável legal da pessoa com TEA também deverá apresentar o documento de identificação, comprovante de residência, telefone e e-mail.

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