Saúde de Campos, RJ, promove atividades em celebração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

saude-de-campos,-rj,-promove-atividades-em-celebracao-ao-dia-nacional-da-luta-antimanicomial

Atividades gratuitas como exposições, oficinas e sessões de cinema serão realizadas até o fim do mês. Até o dia 31 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, vai realizar uma série de atividades para marcar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado nesta quinta-feira, 18 de maio.
O objetivo do movimento é garantir os direitos das pessoas em sofrimento psíquico e uso de substâncias psicoativas.
A programação do Mês da Luta Antimanicomial na cidade teve início nesta terça-feira (16), com um piquenique no Jardim do Liceu e um sarau com a poetisa América Rocha no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III). Ao longo do mês, estão programadas roda de conversa, piquenique, sarau, sambão, oficinas, exposição de artes e sessão de cinema.
Nesta quinta, em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) reunirá todos os serviços e equipamentos do programa para oferecer música e entretenimento aos usuários, familiares, profissionais e à população em geral.
A assessora chefe do Programa de Saúde Mental, médica psiquiatra Lana Maria Pereira da Silva, explicou que essa luta se caracteriza pelo cuidado com as pessoas em sofrimento psíquico, buscando autonomia e acolhimento humanizado, possibilitando uma nova perspectiva de vida e liberdade.
Confira a programação completa:
17 de maio
10h – CAPS AD: Inauguração do Bazar e desfile
14h – CAPS AD: Piquenique no Jardim São Benedito
15h – Pronto Socorro Psiquiátrico: Roda de conversa entre os profissionais da equipe do Pronto Socorro Saldanha Marinho
16h – CAPS AD: Cinepipoca: “Nise: O coração da loucura”
18 de maio
9h às 13h – Sambão no Jardim São Benedito: Ato alusivo ao Dia da Luta Antimanicomial
19 de maio
10h – CAPS II: Assembleia sobre direito dos usuários na Praça Santo Antônio, em Guarus; aberta à comunidade
24 de maio
14h – CAPSi: Oficina com técnicos e exposição de artes no Jardim do Liceu
25 de maio
14h – Ambulatório Cine Debate: “Nise o coração da loucura” para colaboradores e pacientes do Ambulatório de Saúde Mental do Parque Imperial
31 de maio
14h – UAI: Cine debate no auditório da Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos com o psicólogo Nielson Athayde de Souza – Mestre em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz; Especialista em Psicologia Hospitalar pelo INI/Fiocruz; coordenador de Saúde Mental de Magé e psicólogo no NASF/AB de Magé
Adicionar aos favoritos o Link permanente.