Nicolás Maduro chega ao Brasil para reunião com Lula

nicolas-maduro-chega-ao-brasil-para-reuniao-com-lula

O presidente da Venezuela chegou ao país para a cúpula de líderes da América do Sul. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, 11 presidentes estarão presentes no evento que deve ocorrer nesta semana, em Brasília. O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chegou ao Brasil na noite do último domingo (28) para a reunião da cúpula de líderes da América do Sul. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, 11 presidentes estarão presentes no evento que deve ocorrer nesta semana, em Brasília.
“Agradeço a calorosa acolhida com que fomos recebidos em Brasília, capital da República Federativa do Brasil. Nas próximas horas estaremos desenvolvendo uma agenda diplomática que reforce a necessária união dos povos de nosso continente. Estar ciente!”, publicou Maduro nas redes sociais.
O objetivo do encontro, afirma o ministério, é promover o diálogo “franco” entre todos os países, identificando “denominadores comuns”, discutindo perspectivas para a região e “reativando a agenda de cooperação sul-americana em áreas-chave”.
Na última semana, Lula (PT) recebeu as credenciais do novo embaixador do regime de Nicolas Maduro, da Venezuela, no Brasil, Manuel Vicente Vadell Aquino. O documento é uma formalidade que marca o início da atuação do diplomata no Brasil. Um embaixador assume o posto depois de entregar os documentos ao governo do país onde irá atuar.
Em março de 2020, o Brasil retirou seus diplomatas que trabalhavam na embaixada do Brasil na Venezuela, em Caracas, capital do país. o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não reconhecia o governo de Maduro.
Cúpula em Brasília
Segundo o Itamaraty, estarão presentes os chefes de governo:
da Argentina;
da Bolívia;
do Chile;
da Colômbia;
do Equador;
da Guiana;
da Guiana Francesa;
do Paraguai;
do Suriname;
do Uruguai;
e da Venezuela
Somente a presidente do Peru, Dina Boluarte, não estará presente. Segundo a secretária de América Latina e Caribe do Itamaraty, embaixadora Gisela Padovan, o país deve enviar um representante.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.