Premiê da Espanha antecipa eleição nacional após derrotas em disputas regionais

premie-da-espanha-antecipa-eleicao-nacional-apos-derrotas-em-disputas-regionais

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, anunciou nesta segunda-feira (29) uma eleição antecipada para 23 de julho, depois que seu governo de coalizão de esquerda sofreu pesadas perdas nas eleições regionais no domingo (28), perdendo terreno para os conservadores.

Esperava-se que Sánchez adiasse a votação nacional até a data limite, em dezembro, especialmente porque a Espanha deve assumir a presidência da União Europeia a partir de 1º de julho.

“Embora as eleições de ontem tenham um alcance local e regional, o significado do voto transmite uma mensagem que vai além disso”, disse Sánchez em discurso televisionado.

“Creio que é necessário responder e submeter nosso mandato democrático à vontade do povo.”

O conservador Partido do Povo (PP) potencialmente tirou até oito governos regionais dos socialistas nas eleições locais de domingo, embora na maioria dos casos tenha que negociar alianças com o grupo de extrema-direita Vox para governar algumas regiões.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Premiê da Espanha antecipa eleição nacional após derrotas em disputas regionais no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.