TSE: novos ministros tomam posse e devem julgar ações de Bolsonaro

tse:-novos-ministros-tomam-posse-e-devem-julgar-acoes-de-bolsonaro

Advogados Floriano Marques e André Ramos Tavares tomam posse no TSEMontagem iG / Imagens: reprodução/Record News e reprodução/TSE

Nesta terça-feira (30), tomam posse no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os advogados André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques como ministros titulares. Eles devem julgar as ações que pedem a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Com a posse deles, há expectativa de que a ação contra Bolsonaro por abuso de poder políticos e uso indevido de meios de comunicação, movida pelo PDT, seja julgada até o final deste semestre.

O processo, até agora, é o mais avançado contra o ex-mandatário.

Os nomes dos dois novos ministros efetivos eram defendidos pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, para integrar a Corte. André Ramos Tavares era ministro substituto no tribunal, já Floriano Marques, era amigo de longa data de Moraes.

A escolha dos advogados em uma lista com quatro nomes é vista como uma ampliação da influência de Moraes no TSE.

A nomeação de ambos foi feita por Lula apenas cinco horas após o Supremo Tribunal Federal (STF) enviar a lista com os nomes.

A posse dos ministros vai contar com a presença do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o perfil geral do Portal iG.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.