115 escolas na Sérvia recebem ameaças de bomba, diz ministério

115-escolas-na-servia-recebem-ameacas-de-bomba,-diz-ministerio

Um total de 115 escolas sérvias receberam ameaças de bomba nesta 4ª feira (17.mai.2023), disse o Ministério da Educação da Sérvia. As ameaças reacenderam preocupações de segurança depois de 2 tiroteios em massa no início de maio, incluindo um em uma escola primária que matou 9 pessoas e deixou outras 7 feridas. As informações são da AP News.

O Ministério da Educação disse que 78 escolas primárias e 37 escolas secundárias em Belgrado receberam ameaças por e-mail na manhã desta 4ª feira (17.mai) de que artefatos explosivos teriam sido plantados.

As aulas foram adiadas, e os alunos evacuados enquanto a polícia revistava os prédios. Não houve relatos de que bombas foram encontradas nas escolas.

Não é a primeira vez que ameaças semelhantes foram enviadas para escolas sérvias, mas os novos relatos aumentam ainda mais as preocupações de segurança depois dos tiroteios de 3 e 4 de maio. Os ataques do início do mês totalizaram 17 mortos e 20 feridos.

ENTENDA

O primeiro ataque armado ocorreu em uma escola de ensino fundamental no distrito de Vracar, em Belgrado, capital da Sérvia, no dia 3 de maio. Segundo as autoridades locais, um aluno de 13 anos atirou 1º contra um segurança e 3 estudantes em um corredor. Depois, entrou em uma sala de aula de história e disparou contra uma professora e os alunos. O ataque matou 9 pessoas e deixou outras 7 feridas.

Um dia depois, um jovem de 20 anos atirou aleatoriamente em pessoas com uma arma automática perto da cidade de Mladenovac, cerca de 50 quilômetros ao sul da capital. No ataque, 8 pessoas morreram e 13 ficaram feridas.

O tiroteio na escola de Belgrado foi o primeiro na história do país depois de uma década. O último tiroteio antes de 3 de maio foi em 2013, quando um veterano de guerra matou 13 pessoas em um vilarejo no centro da Sérvia.

++ Notícias

  • Ibovespa precisa subir mais 1,42% para ganhar força e embalar alta até os 115 mil pontos

  • Janja e Michelle Bolsonaro recebem críticas por escolha de figurino; veja a repercussão nas redes

  • Não me intimido com gabinete do ódio, diz Dino sobre ameaças

  • Deputado bolsonarista denuncia petista após supostas ameaças

  • Deputado bolsonarista registra B.O contra petista após relatar ameaças

O post 115 escolas na Sérvia recebem ameaças de bomba, diz ministério apareceu primeiro em Market Insider.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.