Falta de freezer e transporte coloca em risco projeto voltado para criação de peixes em aldeia do ES

falta-de-freezer-e-transporte-coloca-em-risco-projeto-voltado-para-criacao-de-peixes-em-aldeia-do-es


A comunidade foi prejudicada pelo rompimento da barragem de Mariana em 2015 e, para remediar o problema, um projeto para criação de peixes começa a ser implantado agora. Falta de freezer e transporte coloca em risco projeto voltado para criação de peixes em aldeia do ES
Moradores de uma aldeia indígena em Linhares, interior do Espírito Santo, implantaram um projeto para criação de tilápias para amenizar os danos provocados pelo rompimento da barragem de Mariana (MG), em 2015. O acidente ambiental acabou poluindo as águas do Rio Doce, de onde os moradores costumavam tirar o sustento.
Na quarta reportagem da série “Pra onde, Brasil”, do Profissão Repórter, os repórteres Guilherme Belarmino e Erik Von Poser e o repórter cinematográfico Eduardo de Paula percorreram mais de mil quilômetros na região Sudeste a bordo de um motorhome. A equipe retratou a luta por reparação dos atingidos pelos rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho.
‘Tiraram o meu sonho’, diz pescador que perdeu a profissão após rompimento de barragem de Mariana (MG)
Na Aldeia Indígena de Areal, foram construídos nove tanques e, já na inauguração, moradores apontaram as inconsistências no projeto de R$ 1 milhão e que foi implantado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), com recursos da Fundação Renova.
Nove tanques para a criação de tilápias foram inaugurados na aldeia, mas moradores reclamam da falta de infraestrutura.
TV Globo/Reprodução
“O projeto está aí, está fluindo bem, mas a comunidade precisa transportar o pescado. Hoje, a comunidade não tem condição de escoar esse peixe para lugar algum. E como vamos armazenar esse peixe se não temos câmara fria?”, questiona o presidente da Associação de Moradores de Areal, Eduardo Carlos.
Ainda no evento, políticos presentes prometeram resolver a situação.
O deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos-ES) disse que iria fazer a indicação de uma picape de médio porte para o transporte dos peixes, enquanto o secretário municipal de Agricultura de Linhares, prometeu dar andamento para a aquisição de freezer para atender a necessidade da aldeia.
Dois meses depois da gravação, nenhuma das promessas haviam sido cumpridas.

LEIA TAMBÉM:

Relembre outras edições do Profissão Repórter sobre desastres de Mariana e Brumadinho (MG)
Presidente da Associação de Moradores de Areal, Eduardo Carlos, cobra soluções para viabilizar o projeto.
TV Globo/Reprodução
Veja a íntegra do programa desta terça-feira (30):
Edição de 30/05/2023

Adicionar aos favoritos o Link permanente.