Acordo põe fim a impasse sobre demolição e garante manutenção de casa centenária de Garibaldi

acordo-poe-fim-a-impasse-sobre-demolicao-e-garante-manutencao-de-casa-centenaria-de-garibaldi


Casa Dal Bó foi construída em 1895 e faz parte de roteiro proposto pela Secretaria de Turismo da cidade. Deliberação envolveu prefeitura, Ministério Público e proprietária do imóvel. Casa Dal Bó foi construída em 1895 e faz parte de roteiro proposto pela Secretaria de Turismo da cidade
Divulgação/Prefeitura de Garibaldi
Um acordo celebrado nesta quinta-feira (1º) pôs fim a um impasse e garantiu a manutenção da Casa Dal Bó, construída em 1895, em Garibaldi, na Serra do Rio Grande do Sul. A deliberação envolveu a prefeitura, o Ministério Público e a proprietária do imóvel. Foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta entre as partes.
Em novembro de 2022, a possibilidade de demolição do imóvel gerou comoção entre moradores do município. Na época, uma petição foi criada e reuniu pelo menos 1,5 mil assinaturas de pessoas contrárias à derrubada da edificação. Um cordão humano foi feito em frente a casa.
Moradores protestam em frente à Casa Dal Bó, em Garibaldi
Arquivo pessoal
O documento prevê que a prefeitura se responsabiliza para que as edificações que constituem o Patrimônio Histórico e Cultural Municipal não sejam reformadas, ampliadas ou sofram intervenção sem parecer favorável de órgãos que tratam do tema. A demolição fica proibida, exceto em casos de risco iminente de desabamento sem possibilidade de recuperação.
Moradores protestam contra demolição de casa histórica
Justiça suspende demolição de casa histórica de Garibaldi
Prefeitura suspende alvará de demolição de casa histórica
Conforme o acordo estabelecido, a proprietária do imóvel deverá indicar as ações necessárias para garantir a conservação da edificação. As características originais e condições de moradia serão mantidas.
”Cabe ao município tomar providências administrativas internas necessárias para que o patrimônio histórico seja preservado e as obras sejam seguidas devidamente”, explica o promotor de Justiça Paulo Adair Manjabosco.
Casarão histórico
O casarão centenário faz parte do roteiro turístico proposto pela Secretaria de Turismo de Garibaldi. De acordo com a pasta, a Casa Dal Bó, localizada na esquina entre as ruas Júlio de Castilhos e Dante Grossi, foi construída em 1895 e, desde lá, abrigou uma escola de irmãs católicas francesas, uma farmácia e um hospital.
Depois, foi comprada por Vicente Dal Bó, prefeito da cidade entre 1935 e 1949 (que acabou dando o apelido à casa) e foi usada como delegacia, cadeia e até como sede da prefeitura. De acordo com moradores, antes da última reforma ainda era possível ver marcas de bala referentes às batalhas da Revolução de 1923 – Dal Bó era um maragato, como eram conhecidos os opositores de Borges de Medeiros, que era defendido pelos chimangos.
Atualmente, a casa é de propriedade de Rose Dal Bó, descendente do antigo prefeito.
Manifestantes escreveram mensagens nos tapumes em frente à casa
Natali Lazzar/Arquivo pessoal
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.