Diretor da PF vai ao Japão firmar acordo com polícia de Tóquio

diretor-da-pf-vai-ao-japao-firmar-acordo-com-policia-de-toquio

O diretor-geral da PF (Polícia Federal), Andrei Rodrigues, integra a comitiva do governo brasileiro que embarcou para o Japão na 4ª feira (17.mai.2023). A ida do chefe da corporação tem o objetivo de firmar um acordo de cooperação bilateral com a NPA (Agência Nacional de Polícia do Japão, em tradução livre).

Andrei irá se encontrar na 6ª feira (19.mai) com autoridades da polícia japonesa. Além disso, um representante de cooperação internacional da PF também acompanha o diretor. O voo da comitiva de Lula (PT) deve pousar no Japão no início da madrugada de 6ª feira, no horário de Tóquio (12h de 5ª feira no horário de Brasília).

Formulário de cadastro

O acordo deve ser firmado nos moldes do modelo estabelecido com a Argentina, em janeiro, e com a China, em abril. Um documento de acordo bilateral será assinado por ambos os países.

Andrei quer estabelecer uma representação da PF no Japão. No Brasil, Tóquio já tem representantes ligados à embaixada japonesa.

Eis outros pontos que devem ser abordados no acordo:

  • acordo de cooperação de criminosos brasileiros e japoneses fugidos;
  • acordo de relação imigratória entre os países;
  • capacitação policial bilateral;
  • declaração contra crimes cibernéticos;

A PF avalia que a cooperação entre os países é importante pelo intenso fluxo de brasileiros residentes no Japão e de japoneses que moram no Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.