Palco de lendas no festival João Rock, Brasil reforça MPB e encanta diferentes gerações

De Tom Zé a Gilberto Gil, espaço dedicado à música popular brasileira embalou fãs de todas as idades em performances dignas das expectativas geradas. A organização do João Rock já tinha deixado claro, na divulgação do line-up, que a edição em comemoração aos 20 anos do festival teria nomes de peso inigualável do cenário musical nacional.
No Palco Brasil – Lendas Vol.1. eles não faltaram neste sábado (3). Pioneiros da MPB, Tom Zé, Os Mutantes, Zé Ramalho, Alceu Valença e Gilberto Gil embalaram fãs de todas as idades. E as performances foram dignas das expectativas geradas.
Tom Zé reclama do sol e tira a camisa
Tom Zé tira a camisa no show do palco Brasil no João Rock 2023
O primeiro a entrar em cena no Palco Brasil foi justamente o mais velho da turma. Aos 86 anos, Tom Zé agitou os fãs ao reclamar do forte calor que fazia na tarde de Ribeirão Preto e, para delírio dos presentes, tirou as duas camisas que vestia.
Bem à vontade, trouxe ao público do João Rock 2023 singles do seu novo álbum, “Língua Brasileira”, lançado no ano passado. E iniciou o espetáculo com a inédita “O Rock Ronca”.
O repertório do cantor e compositor, que esteve no Palco Brasil pela segunda vez na história [a primeira, em 2018, fazia parte das homenagens aos 50 anos da Tropicália] foi composto por músicas da coleção atual, como “A Língua Prova Que”; “Gênesis Guarani”; “Índio Desliga Jaraguá – Língua Brasileira”; “Metro Guide New York”; “Os Clarins da Coragem – Pompeia – Piche No Muro Nu”.
Aos 86 anos, Tom Zé trouxe ao João Rock 2023, em Ribeirão Preto, SP, singles do seu novo álbum, Língua Brasileira, lançado em 2022
Igor do Vale/g1
Entre uma canção e outra, Tom Zé falou sobre o processo de impregnação e metamorfose constantemente sofrido pelo idioma que conhecemos atualmente.
Ao fim da apresentação, ainda foi ovacionado pelo público e saiu do palco aos gritos de ‘mais um’. “Vou sair daqui e dar inveja no Rio de Janeiro”.
Emoção e homenagens à Rita Lee
Os Mutantes cantam no palco Brasil do João Rock 2023
Com muita emoção e referências à Rita Lee, Os Mutantes entraram no Palco Brasil já no fim da tarde. Após a morte da ex-parceira de grupo, esta foi apenas a segunda apresentação do grupo, formado em 1966, desde que retornou ao Brasil após turnê pelos Estados Unidos e México.
Apesar da conturbada saída de Rita, que foi expulsa do grupo e iniciou carreira solo, o show encabeçado por Sérgio Dias [único da composição original da década de 1960] trouxe inúmeras homenagens e reflexões nos clássicos “Bat Macumba”, “A Minha Menina”, “Jardim Elétrico”, “Top Top” e “Ando Meio Desligado”.
FOTOS: Os Mutantes no festival João Rock 2023
O ápice da apresentação aconteceu com “Balada do Louco”, que fez o público cantar junto.
Famosos pela inovação no repertório, eles também trouxeram músicas inéditas do mais recente álbum “Zzyzx”, lançado em 2020, misturando composições em português e em inglês, como “Por Que Não”, “Tempo e Espaço” e “Beyond”.
Fã de Os Mutantes desde os 20 anos, o historiador Cristiano Oliveira de Souza, de 41 anos, de Guaxupé (MG), estava emocionado por ver os ídolos pela primeira vez.
“Eu vim ao João Rock para ver o show d’Os Mutantes, uma das maiores bandas de rock do Brasil, uma das primeiras a experimentar a mescla da sonoridade brasileira junto ao rock, produzindo um som único que encantou o mundo. Junto com Tom Zé, Gilberto Gil, Caetano e Gal Costa, fundaram a Tropicália, revolucionando a produção artística nacional. É um prazer ver tudo isso ao vivo aqui”.
O ano de 2023 marcou a terceira passagem do grupo pelos palcos do João Rock. A primeira foi em 2007, um ano depois que a banda se reuniu novamente e contava com a presença de Arnaldo Baptista e com Zélia Duncan nos vocais e uma visita surpresa de Caetano Veloso.
Em 2018, também foram convidados para os festejos dos 50 anos da Tropicália.
Apresentação de alto nível
Zé Ramalho solta a voz poderosa no palco Brasil do João Rock 2023
A terceira atração que pisou no Palco Brasil foi o mais experiente, tratando-se de participações em João Jock. Em sua quarta aparição no evento [esteve nas edições de 2011, 2014 e 2017], Zé Ramalho manteve o alto nível de exibições até então.
Com a Tour 2023 pelo Brasil, o paraibano de 73 anos revistou os principais sucessos da carreira, como “Táxi Lunar”, “Sinônimo” e “Avohai”.
O veterano ainda trouxe ao público releituras de “Eu Sou”, “Cabeleira Vermelha” e Medo da Chuva”, clássicos nas vozes de Geraldo Vandré e Raul Seixas.
FOTOS: Zé Ramalho no João Rock 2023
Mas foi com “Chão de Giz” e “Admirável Gado” que os fãs demostraram mais entusiasmo. O astro cantou as músicas logo após ouvir coro de ‘eu te amo’ da massa.
A professora de sociologia da Universidade de São Paulo (USP) Ribeirão Vera Navarro lembrou do tempo que era universitária.
“Em 1981, quando estudava na Universidade Estadual de Sociologia, pude assistir Zé Ramalho e hoje sinto a mesma emoção. Artistas como ele transcendem gerações. Eu tenho 60 anos e meus filhos também curtem esse tipo de música, que tem Gil e Caetano no mesmo nível”.
Show que aquece
Quando começou o show de Alceu Valença, que estava gripado, Ribeirão Preto registrava 18°C. Mas nem a noite gelada fez o público do Palco Brasil perder o ânimo.
“A gente chegou cedo, estava bastante calor, mas já sabíamos que a previsão era de muito frio e nos preparamos com blusas. O importante é curtir aos shows, independentemente da temperatura “, disse Isabella Carelli, de 42 anos, que esteve na primeira edição do João Rock, em 2002.
Agasalhos e blusas se fizeram peças necessárias, mas, como uma espécie de aquecimento extra, o público, em coro, pedia “Anunciação” antes mesmo do compositor subir ao palco.
Com a nova turnê ‘Alceu Dispor, Valença’, o cantor distribuiu uma avalanche de sucessos, interpretando músicas como “Tropicana” e “Coração Bobo”. Ainda navegou por cássicos de Luiz Gonzaga, como “Vem Morena”, “Baião” e “Xote das Meninas”, reforçando as origens sertanejas do artista.
Pernambucano Alceu Valença fez show neste sábado (3) no João Rock 2023, em Ribeirão Preto, SP
Érico Andrade/g1
Mas a música que aqueceu o público durante o show, recebida aos gritos e aplausos logo na introdução, foi “Táxi Lunar”, com direito a lanternas de celulares ligadas, que embalaram também “Belle de Jour”, que veio na sequência, clássico com mais de 240 milhões de visualizações no YouTube.
“Eu vim para ver o Alceu Valença, porque é um show que já fui é muito bom. É um grande nome da música popular brasileira e eu acho que vale a pena ir em todos os shows dele que eu tiver a oportunidade”, afirmou Elaine Cristina, de 32 anos, de Muzambinho (MG).
FOTOS: Alceu Valença se apresenta no João Rock 2023
‘Patrimônio cultural’
Com mais de vinte minutos de atraso, Gilberto Gil assumiu o Palco Brasil para a sua primeira apresentação em uma edição de João Rock.
O relógio marcava 23h52 e, mesmo depois de mais de oito horas desde a primeira atração, o público ainda tinha energia para curtir mais uma hora da boa música do baiano.
O astro já entrou cantando “Tempo Rei” e o longo tempo de espera foi logo ignorado pelo público.
Gilberto Gil encerra palco Brasil no festival João Rock 2023 em Ribeirão Preto, SP
Igor do Vale/g1
“Gilberto Gil é um patrimônio cultural do Brasil e do Mundo. Alguém que fez história com suas músicas, que embalou gerações e que são eternas. É um privilégio poder ver um show de alguém tão importante para a nossa história aqui na região”, disse Poliana Coste, de 41 anos, que veio acompanhada do marido, Cristiano Oliveira de Sousa, também de 41, em uma caravana de Guaxupé (MG).
Com a turnê “Nós a Gente”, Gil reuniu os filhos Bem e Nara para os principais clássicos da carreira, como “Vamos fugir (Give Me Your Love)” e “Esperando na Janela”. Com “Aquele Abraço”, prestou uma homenagem especial aos amigos Dorival Caymmi, João Gilberto e Caetano Veloso, e sambou com a mão na cintura.
O atraso foi mais que perdoado quando a multidão ovacionou o músico com gritos de “Gil, eu te amo!”, prontamente respondido com “Eu também amo vocês!” e “Obrigado, Ribeirão! Parabéns pela festa linda”.
FOTOS: Gilberto Gil no festival João Rock 2023
Leia mais notícias do João Rock no g1 Ribeirão e Franca
Adicionar aos favoritos o Link permanente.