Novo campus do Instituto Federal será construído em Miracatu, SP

novo-campus-do-instituto-federal-sera-construido-em-miracatu,-sp


Unidade será construída durante os próximos dois anos em um terreno cedido pela prefeitura. Descerramento da placa alusiva ao lançamento da pedra fundamental do Câmpus Miracatu aconteceu em cerimônia realizada em abril, na Câmara dos Vereadores
Divulgação/IFSP
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) vai construir o 38º campus em Miracatu, na região do Vale do Ribeira, no interior de São Paulo. De acordo com o IFSP, o Ministério da Educação irá investir R$ 10 milhões no novo campus, que será construído durante os próximos dois anos em um terreno cedido pela prefeitura.
O descerramento da placa alusiva ao lançamento da pedra fundamental do Campus Miracatu aconteceu em cerimônia realizada em abril, na Câmara dos Vereadores, com a participação do prefeito do município, Vinícius Brandão, do Ministro da Educação, Victor Godoy, e do reitor do IFSP, Silmário dos Santos.
Miracatu está localizada no Vale do Ribeira, tem cerca 20 mil habitantes e possui um dos IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) mais baixos do estado. O campus trará oportunidade de acesso ao ensino técnico profissionalizante e, consequentemente, possibilidade de acesso ao mercado de trabalho, em uma região com muita demanda de mão de obra.
Atualmente, os moradores que querem fazer cursos técnicos e superiores vão estudar em Registro, cidade que está localizada a quase 50 km de Miracatu. Por isso, o Instituto deve atender não somente quem vive na cidades, mas também as 120 mil que moram no Vale do Ribeira e não têm condições de se deslocar até Registro.
Segundo o IFSP, a obra do local onde será o campus deve durar dois anos. A partir do 2º semestre de 2022, o Instituto já começará a oferecer alguns cursos livres na cidade. As aulas vão acontecer em um prédio cedido provisoriamente também pela prefeitura. Há ainda a expectativa de que a partir de 2023 comecem a ser ofertados alguns cursos técnicos e superiores no município.
Audiência
A primeira audiência pública do Campus Miracatu será no dia 20 de junho, às 18h, na Câmara de Vereadores da cidade. A audiência marca os passos iniciais da implantação do campus do IFSP. Além dessa, serão realizadas pelo menos mais duas audiências. Ao final, serão escolhidos os eixos da Educação Tecnológica a serem contemplados e, depois, os cursos específicos nesses eixos.
Segundo o IFSP, para a audiência, serão convidados: comunidade local, personalidades regionais e nacionais da política, do mundo do trabalho, da Educação e de outros segmentos sociais relevantes.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.