Bruno e Dom: mais dois suspeitos são indiciados pelos crimes de assassinato e ocultação de cadáver

Segundo a polícia, em um ano, houve mais de 400 ligações entre os acusados – inclusive na data do crime, antes e depois da execução. Essas ligações apontam para um crime premeditado. Homem apontado como chefe da quadrilha que matou Bruno e Dom é indiciado
O Fantástico obteve a confirmação de que na semana passada mais dois suspeitos foram indiciados pelos crimes de assassinato e ocultação de cadáver de Bruno e Dom. São eles: Ruben Villar, o Colômbia – apontado como o mandante, e outro pescador ilegal, Jânio Freitas de Souza.
Segundo investigação, o indigenista Bruno Pereira, assassinado em junho de 2022, junto com o jornalista inglês Dom Phillips, no Vale do Javari, Amazonas, estava sendo monitorado por uma organização criminosa chefiada por Rubén Villar, conhecido como “Colômbia”.
Colômbia já era apontado como mandante, mas foi preso em julho do ano passado por falsidade ideológica. Durante um período, ele e Amarildo da Costa, conhecido como ‘Pelado’, um dos assassinos confessos, ficaram na mesma cela.
Na cela, a polícia gravou uma conversa, na qual Colômbia pede a Pelado que não revele à polícia que foi ele quem forneceu a munição usada para matar Bruno e Dom.
Numa balsa no Rio Javari, Colômbia, segundo a polícia, exercia o comando de uma organização criminosa, financiando e operando expedições de pesca ilegal que, depois, era contrabandeada para Peru e Colômbia.
Abaixo dele na organização estavam dois pescadores ilegais: Amarildo dos Santos, o Pelado, e Jânio Freitas de Souza, da comunidade São Rafael.
Segundo a polícia, em um ano, houve mais de 400 ligações entre os acusados – inclusive na data do crime, nos momentos logo antes e depois da execução. Essas ligações apontam para um crime premeditado.
LEIA TAMBÉM:
‘Vale dos Isolados’: documentário do Globoplay mostra os conflitos no Vale do Javari
Bruno Pereira e Dom Phillips: a cronologia do caso, desde o início da viagem
Fotos de Bruno e Dom feitas antes de assassinato na Amazônia são reveladas
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.