Mega shows de Ivete e Léo Santana, ritmos do Maranhão e solidariedade: São João da Thay encanta público e reúne mais de 15 mil pessoas em SL

mega-shows-de-ivete-e-leo-santana,-ritmos-do-maranhao-e-solidariedade:-sao-joao-da-thay-encanta-publico-e-reune-mais-de-15-mil-pessoas-em-sl


O evento que ganhou roupagem de ‘festival’, reuniu uma multidão de pessoas na quarta-feira (7) e seguiu pela madrugada desta quinta-feira (8), em São Luís. Público também pode curtir os shows de Alcione, Matheus Fernandes e grupos folclóricos do Estado. São João da Thay reúne shows de artistas nacionais e apresentações culturais
Kayo Sousa/Montagem/g1
Cores, ritmos, toadas, alegria e muita solidariedade marcaram a quinta edição do São João da Thay, realizado no estacionamento do São Luís Shopping, na capital maranhense, na noite dessa quarta-feira (7). O evento foi transmitido ao vivo pelo g1 Maranhão e teve parte da exibição na TV aberta, pelo sinal da Globo Nordeste.
Compartilhe essa matéria pelo WhatsApp
Compartilhe essa matéria pelo Telegram
Além de divulgar e enaltecer a cultura maranhense, o evento também teve como objetivo arrecadar verbas para entidades apoiadas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), no Maranhão.
Cerca de 15 mil pessoas compareceram ao evento e foram curtir de perto as apresentações de grupos folclóricos da cultura popular maranhense e shows de artistas nacionais, como Ivete Sangalo, Matheus Fernandes e Léo Santana, que fizeram mega shows e animaram a galera. Os artistas não cobraram cachê para o evento.
Público curtindo o São João da Thay 2023.
Rafaelle Fróes/g1 MA.
Uma multidão chegou cedo ao evento e já ficou próximo ao ‘Chita Carpet’, local onde as centenas de celebridades e personalidades da mídia, convidadas pela anfitriã Thaynara OG, abrilhantaram a noite e causaram euforia no público presente.
Entre os destaques estão os ex-BBBs Fred Nicácio, Key Alves, Cézar Black e Domitila Barros. Também passaram pelo local, as influenciadoras digitais Lore Improta, Bianca Andrade ‘Boca Rosa’ e Lorrane Silva, a ‘Pequena Lô’, além das atrizes Fabiana Karla e Lucy Alves.
São João da Thay ‘na veia’
Thaynara OG no palco do São João da Thay 2023.
Kayo Sousa
O megaevento, que este ano ganhou uma roupagem de ‘festival’, começou por volta das 19h30, ao som empolgante do Boi Brilho dos Lençóis, que levou toda a beleza e sonoridade do sotaque de Orquestra para o palco do São João da Thay que, este ano, conta com quase 50 metros de estrutura e ganhou uma super projeção com elementos da cultura popular maranhense.
Em seguida, foi a vez da Dança Portuguesa Majestade do Rosário, que é uma das brincadeiras típicas do São João do Maranhão. Ainda enaltecendo a cultura popular do Estado, subiu ao palco do SJT a Companhia Barrica, com coreografias e indumentárias inspiradas na diversidade das manifestações artísticas da cultura maranhense.
Juzé e Lukete no São João da Thay 2023.
kayo Sousa
E para mostrar o que o nordeste tem de melhor, durante toda a programação do São João da Thay, a dupla de atores e repentistas, Juzé e Lukete, que interpretaram os personagens ‘Totonho’ e ‘Palmito’ na novela da TV Globo ‘Mar do Sertão’, cantaram repentes sobre a cultura nordestina.
A anfitriã da noite subiu ao palco, dando um show de carisma e talento. Acompanhada com um corpo de balé, Thaynara OG fez uma coreografia elaborada, ao som de ‘Anunciação’, de Alceu Valença, que arrepiou o público do São João da Thay.
A maranhense usou um vestido de renda, com referências das rendeiras do município de Raposa, cidade localizada na Região Metropolitana de São Luís.
Depois, foi a vez do São João da Thay receber no palco, a cantora maranhense Alcione. Com as cores da bandeira do Maranhão estampadas no corpo, uma das vozes mais marcantes da cultura popular brasileira fez uma parceira com o jovem cantor maranhense, Emmanuel Ferraro. Em seguida, a atriz e cantora Lucy Alves subiu ao palco e encantou o público.
Conhecida como ‘Marrom’,’ também levou o público ao delírio ao som de “Você me vira a cabeça”, “Não deixe o samba morrer”, “Maranhão meu tesouro, meu torrão” e “A Loba”.
Alcione cantando com Emmanuel Ferraro no São João da Thay 2023.
Kayo Sousa
E foi a vez do Maranhão mostrar um pouco mais da sua cultura para o mundo. Com toda sua tradição e ritmo envolvente, o Tambor de Crioula de Mestre Leonardo subiu ao palco levando ancestralidade e alegria. O público presente não conseguiu resistir ao ritmo envolvente dos tambores e caiu na dança.
Thaynara OG vestida de coreira, durante apresentação no São João da Thay 2023.
Kayo Sousa.
Outro momento pra lá de especial do São João da Thay foi a apresentação da cantora Klessinha, que agitou o público ao som de uma boa seresta, do jeito que o nordestino gosta. Outro cantor que animou o festival foi o Luan Costa, ex-vocalista da banda maranhense Mesa de Bar.
Klessinha cantando no São João da Thay 2023.
Kayo Sousa.
O retorno de Ivete
Ivete Sangalo no São João da Thay 2023.
Kayo Sousa.
Após 12 anos longe dos palcos maranhenses, a cantora Ivete Sangalo subiu ao palco do São João da Thay, por volta das 23h. Usando uma roupa de noiva caipira, a baiana embalou o público maranhense que, aguardava ansiosamente seu retorno ao Maranhão, com hits que fizeram parte da vida de muita gente.
A cantora entregou um show completo ao público, com 2h de duração, que contou na setlist com sucessos como “Cria da Ivete”, “Poeira”, “Festa”, “O mundo vai”, entre outros sucessos, Veveta espalhou energia e muita simpatia, em um show eletrizante. E nem a chuva torrencial, que caiu em parte do show, espantou o público e tirou a energia da cantora.
Thaynara OG e Ivete Sangalo juntas no palco do São João da Thay
Kayo Sousa
Durante a apresentação, Ivete Sangalo fez uma homenagem para a cantora Preta Gil, que está em tratamento contra um câncer no intestino. Preta Gil foi a grande incentivadora da criação do São João da Thay e apadrinhou a carreira de Thaynara OG.
Após a homenagem, Ivete Sangalo subiu ao palco ao lado da cantora Fabrícia e juntas, cantaram “Boi de Lágrimas”, uma das toadas mais marcantes da cultura popular maranhense. E o público, claro, vibrou durante esse momento.
Funk e alegria em São Luís
E claro que um dos ritmos mais contagiantes do Brasil, o funk carioca, não poderia ficar de fora da festa que foi o São João da Thay. O DJ Felipe Mar elevou a energia do público presente ao som de sucessos como ‘Lovezinho’, ‘Movimento da Sanfoninha’ e ‘Quadradinho de Oito’.
As influenciadoras digitais Bianca Andrade, a ‘Boca Rosa’ e Lorrane Silva, ‘Pequena Lô’, subiram ao palco coreografadas e levaram a galera ao delírio.
Em seguida, mostrando mais da diversidade da cultura popular maranhense, subiu ao palco o Boi de Morros, um dos grupos folclóricos mais tradicionais do Maranhão. Depois foi a vez do Cacuriá de Dona Teté subir no palco, animando o público com toda a sua sensualidade e irreverência.
No ‘balanço’ do São João do Maranhão
Matheus Fernandes e Thaynara OG no palco do São João da Thay 2023.
Kayo Sousa.
Outro momento muito esperado pelo público foi o show completo de Matheus Fernandes, que já entrou no palco agitando o público ao som de “Baby me atende”. Misturando elementos do sertanejo com as batidas eletrônicas, o cantor alegrou ainda mais o São João da Thay, não deixando a galera parada.
O público aproveitou o momento e cantou vários hits com o cantor, como “Altas loucurinhas”, “Lovezinho”, “Novinha do OnlyFans”, entre outras, fazendo um grande coro, que abalou o festival.
Depois foi a vez do cantor e dançarino Thiago Pantaleão agitar o público, com músicas que trazem um mix de sonoridades de gêneros pop e rock. Em seguida, a artista maranhense Only Fuega subiu no palco e animou geral, ao de suas músicas.
O gingado da Bahia no Maranhão
Léo Santana se apresenta no São João da Thay 2023
Kaio Felipe
Por volta das 4h20 da manhã, Léo Santana subiu ao palco do São João da Thay. A última atração da noite era uma das mais esperadas e o público presente ficou até o final do show para curtir os sucessos do cantor baiano.
No repertório músicas como ‘Posturado e Calmo’, ‘Zona de Perigo’, ‘Contatinho’ e ‘Santinha’, agitaram o público, que mesmo com o horário, não desanimou e estava com a energia lá em cima. O show do cantor foi o combustível ideal para finalizar essa noite do São João da Thay, com muita alegria e energias positivas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.