Veja 13 pontos históricos para visitar com crianças nos arredores da praça 15 em Florianópolis

veja-13-pontos-historicos-para-visitar-com-criancas-nos-arredores-da-praca-15-em-florianopolis

O Centro de Florianópolis, construído no entorno da Praça 15 de Novembro, reserva uma série de riquezas. São dezena de pontos turísticos, locais históricos, culturais e de lazer que juntos formam um destino bem bacana para quem quer conhecer a história da Capital. E você sabia que é possível fazer esse roteiro a pé e com toda a família?

Jornalista Marcelo Mancha leu o livro da escritora Cristina Santos e topou fazer o passeio com a garotada na região da rua 15 de Novembro no Centro de Florianópolis – Foto: Reprodução NDTV RecordTV/ND

Quem garante é a escritora e bióloga Cristina Santos, autora da obra “Florianópolis para Crianças: 10 Roteiros a Pé pela Capital”. O livro apresenta dez roteiros para adultos e pequenos e tem fotografias de Théo Takase. Confira os destinos citados pela autora no capítulo 1, que trata dos arredores do coração da cidade, a praça 15 de Novembro.

1 – Palácio cor de rosa

O Palácio Cruz e Souza foi construído entre os anos de 1750 e 1765. Já foi Casa do Governo, residência de presidentes da Província e recebeu visitas ilustres como a dos imperadores Dom Pedro 1º e 2º. Em 1986, o prédio tornou-se o Museu Histórico de Santa Catarina.

Palácio Cruz e Souza visto do alto, no Centro de Florianópolis – Foto: Reprodução NDTV RecordTV/ND

2 – Catedral Metropolitana de Florianópolis

Antes da construção da Catedral Metropolitana, o local já era sagrado porque lá havia um cruzeiro de pedras das antigas civilizações. O projeto inicial da Catedral é do brigadeiro e engenheiro José da Silva Paes, feito em 1753, e tem traços da arquitetura lusitana.

Catedral Metropolitana de Florianópolis é uma das edificações mais antigas da cidade – Foto: Reprodução NDTV RecordTV/ND

3 – Sobrados oitocentistas

Um conjunto de sobrados está na rua dos Ilhéus e rua Fernando Machado. Eles foram construídos nos anos 1800 sob a óptica luso-brasileira. Hoje, abrigam a sede da Casa D’Itália e do Círculo Ítalo-Brasileiro de Santa Catarina e o Teatro da Armação.

Casa D’Italia é um dos pontos visitados no city tour proposto por Cristina Santos – Foto: Reprodução NDTV RecordTV/ND

4 – Casarão no estilo eclético

É um grande prédio histórico que já existia em 1838. Lá morou o provedor da Fazenda Real, órgão que realizava a administração econômica no Brasil Colonial, João Prestes de Melo. A casa também foi sede da Delegacia Fiscal do Tesouro Nacional e da Superintendência do Patrimônio da União em Santa Catarina.

5 – Casa de paredes com azulejos

A casa ao lado, tem fachadas revestidas com azulejos antigos e é símbolo da arquitetura colonial luso-brasileira.

6 – Outro casarão do século 19

Na esquina da praça 15 de Novembro com a rua Victor Meirelles, há mais um casarão bacana de se observar. A construção já aparecia em fotos da época de 1890. O local abrigou a galeria de artesanato da Casa da Alfândega por um tempo

A casa lado, é um importante remanescente da arquitetura colonial luso-brasileira – Foto: Théo Takase/Florianópolis Para Crianças/Divulgação/ND

7 – A art déco no prédio dos Correios

Inaugurado no ano de 1945, o edifício do Correio e Telégrafo apresenta uma arquitetura mais moderna para a época denominada art déco.

Antiga Agência dos Correios na praça 15 de Novembro, no Centro de Florianópolis – Foto: Fabio Gadotti/ND

8 – Museu de Florianópolis

Ao lado dos Correios, na esquina da rua Tiradentes com a praça 15 de Novembro, está a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Florianópolis. Sua construção foi entre os anos de 1771 e 1780. No piso térreo, o espaço abrigava a cadeia e no superior a Assembleia Legislativa Provincial.

Entre 2014 e 2018, a Casa passou por um minucioso processo de restauração para poder acolher o Museu de Florianópolis como conhecemos hoje. – Foto: Cristiano Andujar/Divulgação/ND

9 – Aqui já existiu um hotel

Na outra esquina da rua Tiradentes com a praça 15 de Novembro, está o prédio de número 180. O local abrigou o histórico Grande Hotel Taranto. A estrutura atual foi construída em 1940, no estilo art déco, para abrigar o Banco do Brasil.

Desde 2004, este prédio abriga o Arquivo Histórico Municipal – Foto: Théo Takase/Florianópolis Para Crianças/Divulgação/ND

10 – Arquitetura eclética

No outro lado, entre as ruas Conselheiro Mafra e Felipe Schmidt, existe uma série de construções com arquitetura eclética. Esses prédios foram construídos nos anos de 1920.

Prédios 81 e 123 estão praticamente iguais a quando foram inaugurados, na década de 1920 – Foto: Théo Takase/Florianópolis Para Crianças/Divulgação/ND

11 – Antiga Faculdade de Direito de Santa Catarina

Outra construção merece destaque na esquina da rua Felipe Schmidt com a praça 15 de Novembro. É onde funcionou a Faculdade de Direto de Santa Catarina, na época de 1935. Veja abaixo:

Antiga Faculdade de Direito de Santa Catarina. Prédio resiste ao tempo no Centro de Florianópolis – Foto: Divulgação/ND

12 – Um prédio no estilo art déco

Ainda nos arredores da praça 15 de Novembro, mais uma edificação com arquitetura art déco pode ser observada. A obra é datada em 1950 e fica na rua Felipe Schmidt, número 151. Em outras ruas, como a Conselheiro Mafra e a Trajano exitem vários prédios com este modelo arquitetônico.

13 – Vamos dar um passeio pela Praça?

A praça 15 de Novembro já teve outros nomes, Largo da Matriz, Praça do Palácio e Praça Barão de Laguna. Ganhou o nome atual depois da Proclamação da República, em 1889. Em sua estrutura, há o Monumento aos Heróis Mortos na Guerra do Paraguai e bustos de personagens ícones da cidade, como o poeta Cruz e Souza, o pintor Victor Meirelles, o jornalista e historiador José Boiteux e do fundador da imprensa no Estado, o jornalista Jerônimo Coelho. A imponente figueira e as figuras no calçadão também chamam a atenção.

Autora do livro “Florianópolis Para Crianças” com Marcelo Cabral na tradicional figueira da Praça 15 de Novembro – Foto: Reprodução NDTV RecordTV/ND

*Fonte: “Florianópolis para Crianca: 10 Roteiros a Pé pela Capital”

Floripa 350

O projeto Floripa 350 é uma iniciativa do Grupo ND em comemoração ao aniversário de 350 anos de Florianópolis. Ao longo de dez meses, reportagens especiais sobre a cultura, o desenvolvimento e personalidades da cidade serão publicadas e exibidas no jornal ND, no portal ND+ e na NDTV RecordTV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.