Brasileira descreve fumaça laranja durante férias nos EUA: ‘Não parecia Nova York’

brasileira-descreve-fumaca-laranja-durante-ferias-nos-eua:-‘nao-parecia-nova-york’


Advogada Priscila Corrêa desembarcou na cidade no dia em que uma fumaça originada em incêndios florestais no Canadá deixou laranja os céus. Brasileira relata como NY ficou sob fumaça laranja: ‘levamos um susto’
Ao desembarcar em Nova York para uma viagem de férias com a família, a advogada brasileira Priscila Calegaro Corrêa não conseguiu enxergar símbolos turísticos da cidade, como o Empire State Building e Estátua da Liberdade, na manhã de quarta-feira (7).
“Levamos um susto, chegamos e não enxergava nada, e já existia uma neblina. Questionei e o motorista disse que ‘na verdade é uma fumaça que tá vindo do Canadá’. Me assustei porque não parecia Nova York. Não dava para ver nada e cada vez foi ficando pior”, relata a advogada, que mora em Porto Alegre e vai ficar na cidade até o dia 17.
A chegada de Priscila coincidiu com a incidência de fumaça originada em incêndios florestais no Canadá, que mudou a cor dos céus da cidade americana, e nesta quinta-feira (8), deve chegar à Noruega, segundo o Instituto Norueguês de Pesquisa Climática e Ambiental.
Foto de brasileira mostra como ficou céu de Nova York na quarta-feira (7)
Alessandra Calegaro Corrêa Garcia de Garcia
A advogada relata que chegar próximo a Manhattan, o céu foi ficando cada vez mais escuro. Por volta das 14h no horário local, já estava completamente laranja.
“Todo mundo usando máscaras, e já existia comunicado para as pessoas ficarem em casa. As escolas tiraram as atividades externas”, descreve. O uso de máscaras foi recomendado pelas autoridades, mas não era obrigatório.
Na manhã de quinta, Priscila encontrou parte do High Line e da Little Island, atrações turísticas populares, fechadas em função da neblina. A cor forte sumiu, mas o céu ainda parece encoberto. “O céu segue estranho mas as pessoas já estão sem máscara, e em atividade em céu aberto”.
Priscila relata que não sentiu dificuldades de respirar, mas percebeu que o olho ficou seco devido à fumaça. Ela e os familiares esperam as orientações para os próximos dias, para irem a observatórios, a um show do cantor Ed Sheeran e a um jogo de beisebol, pro qual já possuem ingresso. Na quarta, uma partida chegou a ser cancelada.
Timelapse mostra cidade de Nova York sendo encoberta por fumaça
Incêndio no Canadá
Cerca de 3,8 milhões de hectares (38 mil km²) já queimaram, cerca de 15 vezes a média de 10 anos, informou o ministro canadense de preparação para emergências, Bill Blair.
“Em todo o país, até hoje, existem 414 incêndios florestais, 239 dos quais estão fora de controle”, disse ele em um briefing. A gigantesca província oriental de Quebec está entre as mais afetadas.
O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, disse que conversou com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, por telefone na quarta-feira para agradecê-lo pelo “apoio crítico” no combate às chamas. Centenas de bombeiros americanos já chegaram ao Canadá.
Até agora, cerca de 11.400 pessoas tiveram que deixar suas casas em partes remotas do norte de Quebec e outras 4.000 devem sair em breve, disse o premiê de Quebec, François Legault.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.