FAPEAL promove Seminário de Avaliação do PDCTR para investir em pesquisas em Alagoas

fapeal-promove-seminario-de-avaliacao-do-pdctr-para-investir-em-pesquisas-em-alagoas

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) realizou recentemente o primeiro Seminário de Avaliação do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (PDCTR). O edital destinou investimentos a jovens doutores com o objetivo de fixar estudiosos no estado, tanto na área metropolitana quanto no interior.

O seminário foi realizado na sede da Universidade Tiradentes (Unit/AL) e dividido em três painéis: Humanidades, Ciências da Vida e Ciências Exatas e Tecnológicas. Na abertura, o diretor-presidente e o diretor executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEAL, Fábio Guedes e João Vicente Lima, destacaram a importância do edital que aportou R$350 mil reais para apoiar pesquisas em alto nível em todo o estado.

Publicada em março deste ano, a chamada já mostrou seus resultados. A FAPEAL contou com avaliadores especialistas para verificar a execução das propostas. Um dos avaliadores foi Jessé Pavão, que há 10 anos participou do programa como pós-doutor. Ele destacou a importância do programa para sua fixação como professor e pesquisador.

Uma das contempladas no Programa foi Flávia Damasceno. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), ela graduou-se em Alagoas e foi bolsista Pibic, abrindo as portas para entrar na pesquisa. Seu projeto visa avançar nos métodos de diagnóstico e padronizar um teste imunológico para identificar a esquistossomose, patologia presente em diversas regiões do estado.

Durante o seminário foram apresentados vários estudos interessantes sobre temas como: trajetória do inquérito parlamentar; estudo da eletro e fotoeletrooxidação de agrotóxicos; processo de acidificação costeira; sondas colorimétricas e fluorescentes para aplicações forenses, entre outros assuntos. Os projetos terão vigência por até 36 meses, sendo que os resultados finais serão apresentados para Alagoas, contribuindo para fixar pesquisadores tecnicamente amadurecidos no estado.

O primeiro Seminário de Avaliação do PDCTR promovido pela FAPEAL mostrou que os investimentos realizados tiveram um grande impacto na produção científica alagoana. O evento reuniu avaliadores especialistas que contribuíram para o desenvolvimento desses projetos importantes para o futuro da ciência no estado. Palavras-chave: FAPEAL; PDCTR; Seminário; Investimentos; Pesquisa; Alagoas

O post FAPEAL promove Seminário de Avaliação do PDCTR para investir em pesquisas em Alagoas apareceu primeiro em BR104 – Portal de notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.