Marcos Vinícius, do Avaí, é o 2º lateral com mais participações em gols na Série B

A vitória por 2 a 0 contra o Ituano trouxe não só o Avaí de volta a briga por um lugar no G-4 da Série B, mas também colocou o lateral-direito azurra Marcus Vinícius de voltas aos “holofotes”. O jogador marcou o primeiro gol da partida, um golaço, e ainda teve boa atuação no setor defensivo.

Jogadores do Avaí comemoram o gol de Marcos Vinícius – Foto: Leandro Boeira/AFC/ND

Especialmente no início da “era Dal Pozzo” no Leão, Marcos Vinícius se consolidou como um dos principais assistentes do campeonato. Na ocasião, ele deu quatro assistências em quatro partidas seguidas (CRB, Sport, Goiás e Ituano) ainda no primeiro turno.

No entanto, assim como o coletivo, o jogador acabou oscilando de desempenho ao longo da competição e as assistências ficaram “escassas”, seja por erros de passes e cruzamentos ou mesmo finalizações ruins dos atacantes.

A partida contra o Ituano serviu para reafirmar um Marcos Vinícius como protagonista técnico de um Avaí que voltou a jogar bem, além de fazer o jogador chegar a sua quinta participação em gol nesta edição da Série B.

Entre os jogadores da posição dos 20 clubes apenas Elias, ex-Figueirense e atualmente no Vila Nova, somou mais participações diretas em gol, com seis. Rodrigo Soares, do líder Novorizontino, e JP Chermont, do Santos, também somam cinco participações.

Laterais com mais participações em gols na Série B:

  • Elias (Vila Nova) – 6 participações em gols (2 gols e 4 assistências)
  • Marcos Vinícius (Avaí) – 5 participações em gols (1 gol e 4 assistências)
  • Rodrigo Soares (Novorizontino) – 5 participações em gols (5 assistências)
  • JP Chermont (Santos) – 5 participações em gols (2 gols e 3 assistências)
  • Edílson Júnior (Paysandu) – 4 participações em gols (4 assistências)
  • Igor Inocêncio (Ponte Preta) – 4 participações em gols (2 gols e 2 assistências)
  • Diogo Hereda (CRB) – 4 participações em gols (2 gols e 2 assistências)

* Dados do Sofascore

Posicionamento do lateral do Avaí

O jogador sempre teve bastante liberdade para avançar ao setor ofensivo com os outros treinadores, mas especialmente na partida de terça-feira, o defensor virou praticamente um ponta direita no momento onde o Avaí tinha a posse de bola.

Enderson Moreira optou por formar um trio de ataque com Pedrinho, Vagner Love e Hygor. Já na defesa, Willian Maranhão figurou na lateral-esquerda.

Hygor vinha para o centro formar "dupla de ataque" com Vagner Love e Marcos Vinícius virava um ponta direita

Hygor vinha para o centro formar “dupla de ataque” com Vagner Love e Marcos Vinícius virava um ponta direita – Foto: NDTV/Reprodução

No momento em que o Avaí tinha a posse, Hygor saia da ponta direita e vinha para dentro, formando praticamente uma dupla de ataque com Love, deixando o corredor livre para Marcos Vinícius avançar. Na defesa, Maranhão guardava posição ficando próximo aos zagueiros.

Por vezes, o Leão da Ilha tinha quatro ou até cinco jogadores “pesando” a linha de defesa do adversário, com Marcos Vinícius sendo esse ponta pela direita.

Foi dessa forma que o Leão fez o primeiro gol. Giovanni atraiu o lateral-esquerdo do Ituano Kauan e Tiago Pagnussat encontrou Marcos Vinícius livre no corredor, para fazer uma jogadaça e marcar.

Standings provided by Sofascore

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.