Festival Cinema Mineiro nas Praças oferece nove dias de sessões gratuitas em Alpercata, Governador Valadares e Marilac


De 20 de setembro a 27 de outubro, serão exibidos filmes mineiros independentes em praças de Valadares, distritos e município próximos. Filmes serão exibidos de graça em cidades do Espírito Santo
Divulgação/ Festival de Cinema de Vitória Itinerante
Começa, nesta sexta-feira (20), o Festival de Cinema Mineiro nas Praças. O evento irá acontecer nas cidades de Governador Valadares, Marilac e Alpercata, até o dia 27 de outubro (veja a programação completa no final da matéria).
Organizado pelo Observatório Criativo GV, o festival recebe apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT).
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Leste e Nordeste de Minas
A organizadora do evento, Letícia Firmato, explicou que um dos propósitos do evento é “distribuir a produção audiovisual mineira para que as pessoas consigam acessar as obras, já que em geral é difícil a circulação de filmes independentes, que ficam restritos a festivais ou à internet. Portanto, o objetivo do projeto é trabalhar a formação de público para o cinema mineiro, que não possui grandes produtoras, mas tem avançado graças a investimentos em cultura e no audiovisual, como a Lei Paulo Gustavo”.
“A Lei Paulo Gustavo surgiu em momento tão nebuloso de nossa história recente, a pandemia, e é muito bom que ela consiga trazer de forma gratuita às nossas praças, que são espaços públicos por excelência, a cultura do cinema, que é tão importante, de forma acessível a todas as pessoas. O cinema hoje perdeu espaço para outras plataformas, mas desde sempre, ele foi um espaço aglutinador de pessoas, de interações, encontros e trocas de ideias – e resgatar tudo isso é essencial para a sociedade”, avalia o secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, João Batista Rodrigues da Silva Filho.
Outro aspecto que chama a atenção no projeto é que ele é todo desenvolvido em praças públicas, com o claro objetivo de promover a socialização entre as pessoas e fazer com que ocupem esses espaços, além de chamar a atenção de diferentes públicos para a produção cinematográfica mineira. “Outro motivo por que escolhemos as praças foi, para além de valorizar as praças como patrimônio histórico de um município, descentralizar a cultura, levando a ideia também para os bairros, distritos e município próximos”, ressaltou.
A título de curiosidade, das três praças a serem ocupadas pelo festival em Governador Valadares, uma delas – a dos Pioneiros, batizada assim em 1971, depois de receber vários nomes desde 1930 – é patrimônio histórico inventariado, ou seja, está resguardado o registro e manutenção de suas peculiaridades e características, contribuindo assim para a preservação da história das comunidades. “Patrimônio histórico-cultural já diz tudo: é um encontro de cultura, resgate de memórias e tradições. Temos praças lindas que são patrimônio cultural do nosso município e enriquecê-las com a arte fortalecerá ainda mais nossos patrimônios”, declara a gerente de Patrimônio Histórico da SMCELT, Roberta Avelar.
Na abertura do evento nesta sexta (20), em Marilac, será exibido o filme de ficção “Monalisa”, produção da estudante de cinema Tainá Martins. Sinopse: Entre memórias e fantasias, Marcos, Maria e Monalisa encaram suas inseguranças, desejos e medos.
A organização não disponibilizou a lista de filmes a serem exibidos pois até o fechamento desta matéria ainda aguardava documento de cessão de direitos de exibição.
Os títulos e outras informações serão divulgados no Instagram @criativogv.
Programação
20/9 – Marilac – Praça Tancredo Neves
21/9 – Gov. Valadares – Praça São Raimundo
22/9 – Gov. Valadares – Praça da Paz, bairro São Paulo
18/10 – Alpercata – Praça José Rangel de Oliveira – Era Nova
19/10 – Gov. Valadares – Praça Dona Rosalva, bairro Santa Rita
20/10 – Gov. Valadares – Baguari
25/10 – Coroaci – Praça Central
26/10 – Gov. Valadares – Praça dos Pioneiros
27/10 – Gov. Valadares – Penha do Cassiano
Todas as sessões se iniciam sempre às 19h e possuem acessibilidade, com intérpretes de LIBRAS disponíveis (além de alguns filmes com legendas)
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.