Clínica de Salvador amplia atendimento para diagnóstico de TEA, TDAH e demências


O Instituto Baiano de Neurodesenvolvimento Suzana Lyra (IBN) conta com acolhimento multiprofissional e agenda de atividades extra-consultório O Instituto Baiano de Neurodesenvolvimento Suzana Lyra (IBN), em Salvador, ampliou o atendimento para pacientes com transtorno de espectro autista (TEA), transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e esquecimentos. Além da avaliação neurocognitiva, importante ferramenta de diagnóstico, os pacientes contam também com acolhimento multiprofissional, agenda de atividades extra-consultório e iniciação tecnológica para o público idoso.
“Após 15 anos de atuação, deixamos de ser Clínica Via Humana e passamos a ser IBN – Instituto Baiano de Neurodesenvolvimento Suzana Lyra. Essa mudança faz parte do processo de crescimento, mas mantendo o mesmo padrão de atendimento, nossa equipe de profissionais qualificados e, principalmente, a essência de acolhimento dos pacientes e familiares”, explicou a Dra Suzana Lyra (CRP03/9748), Neuropsicóloga, Diretora e Responsável Técnica da unidade.
Após 15 anos de atuação, a Clínica Via Humana passa por modernização, atuando a partir de agora como IBN – Instituto Baiano de Neurodesenvolvimento Suzana Lyra
Renato Santana Santos
A jornada do paciente começa pela avaliação neurocognitiva, ou neuropsicológica, que na IBN possui padrão ouro, essencial para um diagnóstico preciso de TEA, TDAH e também das demências.
“Ela ajuda a identificar comportamentos, habilidades e dificuldades, fornecendo um panorama completo para tratamento eficaz. Em caso de suspeita de TEA, TDAH ou problemas de memória, o recomendado é procurar um especialista capacitado, pois a experiência do profissional faz toda a diferença no diagnóstico e tratamento”, pontuou.
Quanto ao tratamento, o protocolo da IBN propõe um acompanhamento multiprofissional, com atendimento integralizado, passando por áreas como a fisioterapia, nutrição, psicopedagogia, arteterapia e outras, que envolvem também as orientações e acolhimento aos familiares.
“O acolhimento acontece em toda a etapa do processo, desde a primeira consulta, antes até da confirmação do diagnóstico pela avaliação neuropsicológica. Durante e após, o cuidado segue através de consultas presenciais, onde buscamos, na residência, os pacientes com dificuldades de locomoção, e também através de contatos por telefone, acompanhando a evolução do tratamento”.
Socialização é parte do tratamento
Especialista em dificuldades de aprendizagem, comportamento e demências, Dra Suzana explica que o tratamento de TEA, TDAH e demências, vai muito além do uso de fármacos e das atividades realizadas dentro do consultório.
“O processo de socialização, bem como o entendimento das atividades rotineiras, são elementos importantes no tratamento, que ajudam o paciente a se sentir integrado. Neste contexto estão as atividades em grupo ou individuais, e em ambientes fora do consultório”.
Na IBN, a proposta des extra-consultório contemplam o Clube sênior, com atividades individuais ou em grupo, a exemplo rodas de conversas, passeios em parques, cinemas, pontos turísticos, além da iniciação tecnológica para idosos, com orientações de como usar o smartphone e seus aplicativos (com exceção apps bancários) e o computador, para envio de emails e acesso a navegadores de internet.
Já as crianças podem usufruir do Clubinho Kids, um espaço seguro para passar o dia, com acompanhamento psicológico e pedagógico, sem deixar de se divertir e aprender. Dentre as atividades, são desenvolvidas habilidades sociais, cognitivas e emocionais de forma natural e divertida.
Sobre o IBN
Localizado na Av. Juracy Magalhães Júnior, 2490 – sala 303, Rio Vermelho, Salvador, o Instituto Baiano de Neurodesenvolvimento Suzana Lyra (IBN) é um espaço que agrega serviço multiprofissional, com assistência humanizada e de excelência, pautado na qualidade de vida de pacientes com transtornos relacionados à saúde mental.
Responsável Técnica: Dra Suzana Lyra (CRP03/9748), Neuropsicóloga.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.