Mulher é surpreendida por picada de escorpião ao vestir calça em SC

Uma mulher sofreu uma picada por um escorpião marrom nesta segunda-feira (23), em Capinzal, Meio-Oeste de Santa Catarina. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para atender a vítima.

Mulher foi picada por um escorpião-marrom e o estado de saúde da mulher é estável – Foto: Dive/Divulgação/ND

Conforme os bombeiros, a mulher foi vestir uma calça e o animal estava dentro da roupa. Ela foi picada na região da perna e apresentava dor no local, com estado de saúde estável.

Durante o atendimento, ela estava um pouco nervosa, mas se acalmou ao longo do procedimento. A vítima foi encaminhada ao Hospital Nossa Senhora das Dores para atendimento médico.

A equipe entrou em contato com a CiaTox (Centros de Informação e Assistência Toxicológica) para saber os procedimentos adequados contra o animal peçonhento.

Em caso de acidente com escorpiões, busca ajuda

A Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) explica que a maioria dos acidentes com escorpiões é leve e os pacientes apresentam dor imediata, vermelhidão e inchaço leve por conta do acúmulo de líquidos.

A recomendação é ir imediatamente ao hospital de referência mais próximo. Se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.

É importante lembrar que não é em todo caso de acidente que o soro será indicado, e apenas o profissional de saúde poderá fazer essa avaliação. O antiveneno é indicado em casos moderados ou graves.

Não se deve aplicar nada sobre a ferida, apenas lavar o local com água e sabão até a ida ao serviço de saúde, recomenda a Dive.

Espécie de escorpião

A espécie que causa acidentes mais graves é o escorpião amarelo. Conforme a Dive, animal pode causar até a morte, principalmente em crianças.

Segundo a Agência Brasil, no país existem quatro principais espécies de escorpião:

  • escorpião-amarelo, encontrado em todas as regiões e o que mais preocupa, por ser o mais venenoso;
  • escorpião-marrom, encontrado na Bahia e em alguns locais do Centro-Oeste, Sudeste e Sul;
  • escorpião-amarelo-do-nordeste, mais comum no Nordeste, com registros em São Paulo, no Paraná e em Santa Catarina;
  • escorpião-preto-da-amazônia, principal causador de acidentes e mortes na Região Norte e em Mato Grosso.

Dados em SC

Dados da CiaTox de SC mostram que foram atendimentos 5.823 acidentes com animais peçonhentos e venenosos no Estado em 2023. Os casos com escorpião amarelo e marrom representam 5,7%, ou seja, 333 acidentes.

Todos são venenosos

O Ministério da Saúde destaca que todos os escorpiões são venosos e diz que os riscos aumentam de acordo com a quantidade de veneno injetado e em quão nocivo o veneno de cada espécie é para o corpo humano.

Os casos leves, que não necessitam da aplicação do antiveneno, representam cerca de 87% do total de acidentes. O soro antiescorpiônico é disponibilizado apenas nos hospitais de referência do Sistema Único de Saúde (SUS).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.