Inscrições para Mestrado em Letras na Uema seguem até dia 30 de setembro; saiba como participar


Ao todo, estão sendo ofertadas 20 vagas para o mestrado, que tem como área de concentração a “Teoria Literária”. Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Foto: Divulgação/Redes Sociais
O Programa de Pós-graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) prorrogou, até o dia 30 de setembro, as inscrições para o Mestrado em Letras.
O mestrado tem como área de concentração a “Teoria Literária”, com as seguintes Linhas de Pesquisa: literatura e Subjetividade e Literatura, Memória e Cultura (veja, abaixo, as informações sobre cada linha de pesquisa).
O edital é voltado para graduados em Letras e em áreas do conhecimento, que tenham afinidade com a temática central da área de concentração, considerando as suas linhas de pesquisa. Ao todo, estão sendo ofertadas 20 vagas, das quais: 12 são para ampla concorrência; duas são para docentes e técnico-administrativos da Uema; duas para Pessoas com Deficiência (PCD); e quatro são reservadas a candidatos optantes pela Política de Ações Afirmativas devidamente autodeclarados.
As informações sobre as inscrições podem ser acessadas nos seguintes links: https://sis.sig.uema.br/sigaa/public/home.jsf e https://www.mestradoletras.uema.br/.
O Curso de Mestrado Acadêmico em Letras funcionará em regime integral, com aulas de segunda a sábado, nos turnos matutino e vespertino, no prédio do Curso de Letras da Uema, localizado na Cidade Universitária Paulo VI, em São Luís.
As aulas estão previstas para iniciar em março de 2025.
Veja o edital completo.
Novo cronograma
Linhas de pesquisa
a) Literatura e Subjetividade: A Linha de Pesquisa investiga projetos que abordam a Literatura e suas potências de subjetividades, entendidas como escopos para interpretar e dialogar com diferentes áreas de conhecimento.
O objetivo, portanto, é evocar outras possibilidades de arranjos narrativos, poéticos e dramáticos, bem como novas combinações que abarquem as articulações da Literatura com outras artes e mídias. Dessa forma, os Projetos Propostos poderão ser articulados com diferentes campos do pensamento humano:
a interpretação poética;
a narratividade e possíveis desdobramentos;
a inscrição do sujeito na contemporaneidade;
a Literatura e a História;
a Literatura e a Psicanálise;
a Literatura e a Sociologia;
a Literatura e outras artes;
a Literatura e outras mídias.
b) Literatura, Memória e Cultura: A Linha de Pesquisa acolhe projetos que investigam a Literatura como fenômeno histórico, cujos desdobramentos possibilitam estabelecer diálogos e instaurar novas significações à identidade, cultura e memória.
Para abordar o entrelaçamento entre memória e relações sociais a partir do literário, os projetos poderão articular-se em torno dos seguintes eixos:
Literatura, cultura e formação social;
Literatura e memória;
Literatura e Identidade;
Literatura Infantojuvenil e oralidade;
entre cruzamento do texto histórico e literário.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]
Adicionar aos favoritos o Link permanente.