Fumaça expelida por lavanderia incomoda moradores de Votorantim


Lavanderia fica na Vila Domingues, em Votorantim (SP). Vizinhos da empresa relatam problemas de saúde e apontam a fumaça preta como causadora dos sintomas. Segundo a empresa, a fumaça não tem poluentes. Moradores de Votorantim reclamam de fumaça tóxica vinda de lavanderia
Uma lavanderia localizada na Vila Domingues, em Votorantim (SP), tem provocado transtornos aos moradores, que relatam problemas problemas de saúde devido à fumaça expelida por chaminés do estabelecimento.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Isaías Marins, que mora ao lado da lavanderia, diz que a fumaça é preta e densa: “Se o vento estiver ‘parado’, ela fica pairada no ar. Cobre tudo”.
Fumaça que sai de chaminé de lavanderia incomoda moradores de Votorantim (SP)
Rodrigo Santos/TV TEM
Ana Paula Balbo é uma das pessoas que notou sintomas gripais e acredita que a causa dos problemas de saúde é a nuvem de poeira. “A minha voz já está horrível. Eu estou fazendo acompanhamento médico por causa disso. É insuportável”, relata.
Jessilin Mendes conta que a filha tem rinite e bronquite. Por causa da fumaça, às idas ao hospital ficaram mais frequentes. “Toda essa fumaça preta entra na nossa casa e no quarto dela. Só essa semana, eu já levei ela no médico, que disse para darmos bombinha para ela. Estou com três receitas aqui”,
Jessilin Mendes comenta sobre problemas de saúde na filha, que tem rinite e bronquite
Rodrigo Santos/TV TEM
A situação também tem afetado a rotina e as finanças dos moradores. Isso porque eles alegam que os componentes da fumaça sujam as roupas estendidas nos varais das casas. A Ana Paula diz que as peças estão sempre com cheiro de fumaça e, em alguns dias, chegam a ficar cobertas por resíduos de fuligem.
“Bastante gasto com sabão em pó e o amaciante. Você lava a roupa, achando que vai ficar cheirosa, limpa e nada. Fora o gasto com energia [elétrica]. Se lavou uma vez e não tem fumaça, beleza. Mas se tem fumaça, tem que lavar tudo de novo”. reclama Ana Paula.
Ana Paula Balbo relata problemas de saúde por conta da fumaça
Rodrigo Santos/TV TEM
Conforme apurado pela TV TEM, algumas lavanderias fazem a queima de madeira nas caldeiras para gerar vapor no processo de lavagem industrial. É uma opção mais econômica para a empresa. No entanto, sem os filtros adequados, pode ocorrer o lançamento de fuligem e poluentes.
Segundo o engenheiro responsável da lavanderia, Antônio Carlos Fortes, a empresa investiu em uma caldeira automática e que não há emissão de fumaça.
“Nós investimos pesado em relação às caldeiras. Como podem observar, foi automatizado a caldeira. Hoje não tem fumaça, não tem o poluente. O material que a gente joga é regulamentado”.
Segundo a Cetesb, o estabelecimento já foi notificado anteriormente pelo funcionamento irregular e pela emissão de poluentes
Rodrigo Santos/TV TEM
Porém, durante as gravações, a equipe da TV TEM flagrou a fumaça densa saindo da chaminé da lavandeira. Sobre isso, Antônio Carlos alega que a fumaça faz parte do processo de descarbonização: “Você joga na alimentação da cadeira, dois ou três minutos de fumaça, e ela volta. Toda caldeira tem essas características”.
Sem licença de operação
Em nota, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que a empresa não possui licença de operação válida, pois não solicitou a renovação. Além disso, segundo a companhia, o estabelecimento já foi notificado anteriormente pelo funcionamento irregular e pela emissão de poluentes.
A lavandeira alega que, em 2022, recebeu um termo de isenção da Cetesb. A companhia alega que a licença negada à lavanderia se refere à ampliação dos serviços, que incluem lavagem de roupas de cama e banho.
A Cetesb completou informando que aguarda a entrega da documentação que regularize essa ampliação de atividade da lavanderia.
Lavanderia é alvo de reclamação de moradores da Vila Domingues em Votorantim (SP)
Rodrigo Santos/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.