Dono de barco que virou em SC diz ter esperança de encontrar os tripulantes desaparecidos

Embarcação “BP Safadi Seif”, que emborcou na sexta-feira (16), era ocupada por oito pessoas. Dois homens seguem desaparecidos. Maurício Manoel da Silva Filho, proprietário do barco que virou no litoral de SC
NSC TV/ Reprodução
O proprietário do barco pesqueiro “BP Safadi Seif”, que virou de cabeça para baixo com oito tripulantes em alto mar no litoral de Santa Catarina, acredita que os dois homens desaparecidos serão achados.
“A gente está na esperança de encontrar os outros dois, e vão ser encontrados”, disse Maurício Manoel da Silva Filho, em coletiva de imprensa na quarta-feira (21).
O acidente ocorreu na sexta-feira (16), dois dias após a embarcação sair para navegação em Itajaí, no Litoral Norte do estado. Alisson da Silva Santos e Diego Silva de Brito seguem desaparecidos.
“Como pessoa, vou dizer que sinto muito pelo acontecido. Não queria que tivesse acontecido isso, ninguém quer” lamentou o proprietário.
“O que estiver no meu alcance, eu vou fazer. Eu não estou nem aí para bem material, para dinheiro. Estou aí para vida humana. É essencial a vida de cada um. Eu queria que tivessem achado os 8 naquela balsa”, completou.
Nem proprietário, defesa ou tripulação presente durante a coletiva respondeu de quem foi a decisão de navegar na ocasião.
Ninguém falou também sobre possíveis problemas no barco, antes e durante a navegação. Segundo o advogado do proprietário, Wagner Camilo dos Santos, questões que envolvem investigação serão respondidas em inquérito somente no inquérito, que será aberto pela Marinha do Brasil em julho.
Cinco primeiros homens resgatados chegaram em terra firme no domingo
Juan Todescatt/ NSC TV
Pularam sem coletes
Segundo o advogado do proprietário, Wagner Camilo dos Santos, havia 11 coletes salva-vidas para os oito tripulantes, mas os três primeiros homens a pular do barco não usaram o equipamento de segurança por causa do “momento de pânico”.
Um deles, Deivid Luiz Monteiro Ferreira, chegou a se resgatado no domingo (18), após 48 horas à deriva em alto mar. Ele acabou se distanciando dos dois colegas.
Barco pesqueiro virou de cabeça para baixo em SC
Marinha do Brasil/ Divulgação
“Nenhuma embarcação pode deixar seu cais, seu porto, qualquer local de atracação, para ir ao mar aberto fazer pesca, ou outra atividade, sem que sejam revisto todas as normas, todos os requisitos de segurança , de tecnologia e de comunicação”, defendeu.
Localização da tripulação
Os cinco primeiros sobreviventes só foram encontrados no dia seguinte, por um navio rebocador que patrulhava a área, a 180 km da costa.
Coletiva com empresa proprietária do barco ocorreu nesta quarta
NSC TV/ Reprodução
No domingo (18), o sexto tripulante foi resgatado após cerca de 48 à deriva em alto mar, com uma boia amarrada no corpo. Ele segue internado no Hospital Marieta Konder, em Itajaí, onde recebeu visita de dois dos tripulantes (veja lista de tripulantes abaixo).
Inicialmente, a Marinha do Brasil tratava o acidente como um naufrágio. Ao encontrar o barco pesqueiro na segunda-feira (19), no entanto, foi constatado que a embarcação emborcou – ou seja, virou de cabeça para baixo.
Entenda o que é o emborcamento, acidente que deixou tripulantes desaparecidos em SC
Pescador que passou cerca de 48 horas em alto mar recebe visita de tripulantes
Cinco tripulantes de barco que virou de cabeça são resgatados
Até o momento, não há informações sobre o que causou o acidente. A Marinha do Brasil investiga o caso.
A costa da região Sul do Brasil enfrentava ventos fortes e chuvas intensas por causa da passagem de um ciclone extratropical no momento do acidente. A Marinha emitiu um alerta de ressaca para a faixa sul de Santa Catarina, até a altura de Florianópolis, válido até a tarde de sábado (17).
De acordo com o cozinheiro do barco, Luiz Carlos Messias da Silva, que está entre as cinco primeiras vítimas encontradas, a embarcação inundou após uma onda forte. “A gente estava trabalhando, tudo tranquilo, e depois veio a vaga de mar muito violenta”.
Os pertences da tripulação, incluindo celular e documentos, foram perdidos, conforme Messias.
Quem são os tripulantes resgatados com vida:
Domingos Pereira do Rosário
Zoel Teixeira Barros
Djalma dos Santos Silva
Mário Gomes Soares
Luiz Carlos Messias da Silva
Deivid Luiz Monteiro Ferreira.
Tripulantes desaparecidos:
Alisson da Silva Santos
Diego Silva de Brito
Localização do último sinal detectado de barco que naufragou em SC
Arte/g1
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Veja mais notícias do estado no g1 SC
Adicionar aos favoritos o Link permanente.