Vacinação contra a Covid-19 e acusações marcam o 1º bloco do último debate em Curitiba

O último debate entre os candidatos Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB), para o segundo turno das eleições municipais em Curitiba, promovido pela RPC Curitiba (afiliada da Rede Globo na capital paranaense) na noite desta sexta-feira (25), foi marcado pela tensão entre os dois postulantes.

Eduardo Pimentel (PSD), que teve 33,51% dos votos válidos no 1° turno, e Cristina Graeml (PMB), que teve 31,17% dos votos válidos, trocaram farpas durante o debate.

O embate é dividido em quatro blocos, sendo dois de temas livres e dois com temas pré-determinados.

Os candidatos discutiram temas como saúde, vacinação contra a Covid-19, sustentabilidade, profissionalização e empreendedorismo, além de ataques entre eles.

1º bloco

No primeiro bloco, os candidatos precisaram administrar o próprio tempo.

Cada postulante teve 10 minutos entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas.

“Eu quero hoje falar com você eleitor, sobre minhas propostas, não vou rebater calúnias e mentiras”, iniciou a candidata.

Em seguida, foi a vez de Pimentel se apresentar. O candidato também agradeceu os cidadãos e a família pela campanha.

“Chegou a hora de escolher entre as duas candidaturas”, disse Pimentel.

Ambos os postulantes afirmaram que os últimos dias foram muito difíceis por conta dos ataques. Cristina disse que foi a única mulher que chegou ao segundo turno e foi atacada. Já Pimentel declarou que sua família sofreu ataques.

O filiado do PSD iniciou as perguntas questionando a candidata sobre as propostas de saúde, que respondeu que irá criar mais UPAs para a cidade. O candidato também afirmou que vai construir mais unidades de saúde para Curitiba.

Em seguida, Pimentel perguntou para Graeml ainda sobre a vacinação contra a Covid-19.

“A senhora não acha que o eleitor deve saber sobre a sua posição sobre a vacina da Covid? A senhora é vacinada e prega a não vacinação”, disse Pimentel.

“Ventilador de calúnia. Já respondi sobre isso. Ele tem medo de ter uma mulher como prefeita”, afirmou Graeml.

A candidata também focou em falar sobre as mulheres neste primeiro bloco. Ela relacionou o tema com os ataques que diz que vem sofrendo do candidato.

“O que as mulheres sentiriam se elas estivessem sendo atacadas por profissionais que são pagos com dinheiro público e estão no governo do estado?”, questionou Graeml.

Pimentel, por sua vez, afirmou que a postulante do PMB “vem dizendo muitas mentiras durante o debate”.

Apuração

A CNN acompanha, em tempo real, a apuração dos votos em todas as 51 cidades do Brasil que disputam o segundo turno neste domingo (27).

Em Curitiba, a contagem dos votos pode ser acompanhada clicando neste link.

51 cidades terão 2° turno no país; saiba quais são

Este conteúdo foi originalmente publicado em Vacinação contra a Covid-19 e acusações marcam o 1º bloco do último debate em Curitiba no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.