Em Oriximiná, escolas debatem sobre ‘caminhos para uma primeira infância antirracista’


A iniciativa tem o incentivo do Selo Unicef, por meio do ‘Programa por uma Infância sem Racismo’. Educadores e estudantes de escolas da rede municipal participam de programação com abordagem antirracista
Divulgação
Educadores e estudantes de Oriximiná, oeste do Pará, participam de uma programação com o tema “Caminhos para uma primeira infância antirracista”. A iniciativa tem o incentivo do Selo Unicef, por meio do “Programa por uma Infância sem Racismo”, em parceria do Conselho Tutelar. A atividade aberta na terça (29) segue até a tarde desta quarta-feira (30), no Cliper de Santo Antônio.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A campanha incentiva a adoção de atitudes diárias para reduzir o racismo, como promover brincadeiras entre crianças de diferentes origens e valorizar a multiculturalidade nas escolas e em casa, integrando iniciativas locais, por meio de oficinas culturais e de diálogos comunitários que envolvam crianças, pais e educadores.
Apresentação cultural de alunos durante programação no Cliper de Santo Antônio
Divulgação
Em Oriximiná, há uma forte presença de populações tradicionais como quilombolas e indígenas, que sofrem preconceitos étnicos-raciais. Por isso, é essencial promover a inclusão dessas comunidades no ambiente escolar e social da cidade, estimulando respeitos diversidade e oferecendo espaço para que essas culturas sejam valorizadas.
Por uma infância sem racismo
O programa é promovido pelo Unicef, com o objetivo de enfrentar os impactos do racismo na vida de crianças e adolescentes, proporcionando uma convivência mais igualitária e respeitosa desde os primeiros anos de vida.
A iniciativa incentiva pais, educadores e a sociedade em geral a educar as crianças para valorizarem as diferenças culturais e étnicas, a combaterem comportamentos discriminatórios e a se posicionarem contra a injustiça racial.
Figuras da luta antirracista lembradas durante a programação que reúne alunos e professores
Divulgação
Programação:
Manhã (08h–12h) Local: Cliper de Santo Antônio
08h – Credenciamento
09h – Abertura e boas-vindas
09h30 – Apresentação Cultural – Escola M. Perpétua A. Ribeiro – Voz e violão – Moisés Cardoso
10h – Palestra Magna – Prof. Luane Fróis da Silva. Tema: Caminhos para uma Primeira Infância Antirracista
11h – Lanche e Intervalo
11h15 – Retomada da Palestra
Tarde (14h–18h) – Local: Cliper de Santo Antônio
14h – Abertura – Dinâmica com Professores – Prof. Suzane Miléo – Contação de História – Prof. Dailza Mentes
14h15 – Revisão dos Objetivos – Prof. Iara Paulino Oliveira
⁠14h30 – Oficina Étnico-racial. Tema: Como Construir uma Pedagogia Antirracista na Educação Infantil. Facilitadores: Luane Fróis da Silva, Marcelino Conti de Souza e Daniela Mota dos Santos
17h30 – Discussões e Feedback – Exposição dos materiais didáticos sobre o tema Educação Antirracista
18h – Encerramento e confraternização.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.