Shopping atingido por incêndio em SP já foi alvo de apreensões de produtos piratas

Doze anos atrás, o Shopping 25, atingido por um incêndio na manhã desta quarta-feira (30), no centro de São Paulo, já foi alvo de operações de fiscalização que apreenderam mais de 1 milhão de produtos pirateados.

Em junho de 2012, uma operação coordenada pela prefeitura de São Paulo apreendeu mais de 1 milhão de produtos ilegais. Um levantamento da época aponto que apenas 7% das 355 lojas possuíam nota fiscal dos produtos, segundo a fiscalização do Comitê de Combate à Pirataria, Contrabando e Sonegação, do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança.

Outro dado chamou a atenção, durante as diligências do órgão ligado à prefeitura, que apurou que nenhuma loja apresentou licença de funcionamento.

A maioria dos produtos piratas apreendidos eram tênis, roupas, bolsas, óculos, relógios, celulares e acessórios. Durante a operação, 475 pessoas foram identificadas e qualificadas, sendo 139 estrangeiros.

Shopping atingido por incêndio em SP está com auto de vistoria vencido

O shopping atingido por um grande incêndio no Brás, no Centro de São Paulo, está com o auto de vistoria dos bombeiros vencido desde agosto.

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) do Shopping 25 venceu no último dia 11 de agosto. O documento emitido pela corporação certifica que, durante a vistoria, o estabelecimento segue as regulamentações de segurança contra incêndios. 

Segundo os bombeiros, o edifício que não possui o AVCB está sujeito a advertências, multas ou até interdição do local.

A CNN obteve acesso ao documento de vistoria do shopping, gerido pela Maxim Administração e Participações Ltda. Veja abaixo. 


• Reprodução

A edificação de cerca de 18 mil m² está em chamas desde às 6h40 da manhã desta quarta-feira (30). Os bombeiros combatem o incêndio, mas há risco do prédio colapsar.

Veja imagens do grande incêndio que atinge shopping no Brás em SP

Segundo o Corpo de Bombeiros, uma equipe foi acionada por volta das 6h44 da manhã, para a Rua Barão de Ladário. Ao todo, 17 viaturas foram conduzidas ao local para combater as chamas.

As imagens mostram a atuação das autoridades na tentativa de apagar o incêndio. Uma multidão aparece ao lado da ocorrência, após a interdição do local pelos agentes de segurança.

Equipes da Defesa Civil de São Paulo, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP), da Enel SP e da Guarda Civil Metropolitana (GCM) também estão no local.

Ainda não se sabe como o incêndio começou, quantas lojas do Shopping 25 foram afetadas e qual é a extensão dos danos no estabelecimento.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Shopping atingido por incêndio em SP já foi alvo de apreensões de produtos piratas no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.