Como não ser um “atrasado” do Enem: veja dicas para evitar perder a hora

O dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) costuma ser tenso para os estudantes, que acordam cedo, preparam os materiais, tentam se alimentar corretamente. No entanto, sempre há brechas para imprevistos.

No fim das contas, a verdade é que qualquer pessoa pode se atrasar para a prova. O que pode ser feito, preventivamente, é um conjunto de ações de planejamento.

Se você já tem o seu cronograma, mas quer aprender alguns truques para evitar surpresas, confira as dicas que a CNN reuniu, de acordo com especialistas.

Deixe o despertador longe da cama

Sim, essa dica inicial parece curiosa — especialmente para quem tem o sono leve –, mas muitas pessoas têm o costume de desligar rapidamente o alarme quando ele começa a tocar. E, quando isso ocorre, elas voltam a cochilar, adiando o momento em que vão se levantar da cama.

Por essa razão, a página Dicas Vestibulares indica que o aluno deve deixar o celular longe da cama, para forçá-lo a se levantar na hora de desligá-lo. Assim, o movimento ajuda a despertar de uma maneira que, deitado, levaria mais tempo.

  • Então, não se esqueça: deixe o despertador longe da cama!

Deixe tudo pronto na noite anterior

Outra recomendação da página Dicas Vestibulares é relacionada a planejamento. Segundo eles, o ideal é pensar o café da manhã (e outras refeições) antes do dia da prova. Dessa forma, o estudante já pode deixar a comida preparada (ou o mais preparada possível) na noite anterior.

Sobre os materiais, a ideia é mesma. Se o aluno vai precisar de cartão de prova, água, comida, canetas e outros itens, o ideial é colocar tudo na mochila um dia antes. Com esse planejamento, os instantes que antecedem o Enem não servirão para procurar por objetos e documentos importantes.

Saia de casa mais cedo que o necessário

Por fim, segundo o Dicas Vestibulares, é preciso duvidar das tecnologias — mais precisamente do GPS do celular. Para eles, o aluno precisa sair de casa mais cedo do que o necessário.

  • Se o GPS (ou Maps) indica que você vai levar 1h para chegar ao local de aplicação, saia de casa 2h antes.

Assim, mesmo que aconteça um acidente, que o ônibus quebre ou que qualquer outro problema ocorra, você terá tempo para se reorganizar e chegar a tempo de realizar o Enem.

Vá até o local de prova antes do dia da prova

Outro canal de especialistas, o Curso Enem Gratuito, dá outra dica certeira: se possível, ir até o local da prova antes do dia para conhecer o trajeto, as entradas do prédio e outras características peculiares.

Nessa estratégia, o estudante evita se perder no dia, indo direto para a portaria que precisa e, quem sabe, diretamente para a sala onde vai realizar o exame. É possível, inclusive, cronometrar o tempo gasto para fazer o trajeto e, dessa forma, prever o tempo necessário para chegar até lá.

  • Lembre-se que o Enem é aplicado aos domingos e que os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h.

Mantenha a rotina de sono e alimentação

Algo que muita gente tenta fazer no dia do Enem é otimizar a alimentação e sono. Essas pessoas, às vésperas da prova, mudam suas refeições, tentam criar uma nova rotina de sono e acabam prejudicando o próprio metabolismo.

No fim, além de se atrasar, é possível que não tenham condições de realizar a prova devido a problemas de saúde.

Por essa razão, o professor Noslen, que ensina língua portuguesa on-line, indica que os estudantes não mudem nada de última hora. Para ele, o importante é descansar bastante, comer os alimentos de costume e ir cedo para a prova.

Guia de preparação para o Enem: tudo o que você precisa saber

Este conteúdo foi originalmente publicado em Como não ser um “atrasado” do Enem: veja dicas para evitar perder a hora no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.