Operação Shopper: PF cumpre mandados de busca e apreensão contra o crime de descaminho em Ipatinga


Ação mira um suspeito de introduzir e comercializar no país produtos de origem estrangeira sem o pagamento dos impostos devidos. Operação da PF e Receita Federal
Divulgação
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (31), a Operação Shopper com o objetivo de combater a prática do crime de descaminho [Desvio de mercadoria para não serem tributadas]. Estão sendo cumpridos 3 mandados de busca e apreensão, em um endereço residencial e comercial do investigado.
🔔 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Esses mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária de Ipatinga. No endereço comercial, o cumprimento do mandado foi realizado em conjunto com a Receita Federal.
O objetivo da operação é obter novos elementos de prova que corroborem os indícios já existentes, em virtude das investigações terem revelado que o suspeito fazia a introdução de produtos importados no mercado nacional (eletrônicos, cosméticos, perfumaria, bebidas, de moda dentre outros) sem atender aos trâmites legais de importação, configurando o crime de descaminho, gerando prejuízos ao erário e afetando a livre concorrência, disse a PF.
Operação da PF e Receita Federal em Ipatinga
Divulgação
Segundo a PF, o nome da operação faz referência à função exercida pelo envolvido como comprador de produtos baseado em critérios individualizados de clientes e para atender determinados segmentos do mercado, abastecendo seu estabelecimento comercial (cuja propriedade formal era dissimulada) e atendendo a pedidos personalizados diversos.
Vídeos do Leste e Nordeste de Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.