‘Biodicas’ para o Enem: entenda relação entre bioquímica e digestão no conteúdo sobre vitaminas


Segundo o professor Francisco Ronald, uma boa dica para o Enem é o estudante estar atento a conteúdos que envolvem mais de um assunto da biologia. Ingresso Universitário: professor de biologia dá dicas para o Enem 2024
O Ingresso Universitário desta sexta-feira (1°) traz dicas de Biologia para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Segundo o professor Francisco Ronald, uma boa dica é o estudante estar atento a conteúdos que envolvem mais de um assunto da biologia. Como é o caso das vitaminas, que envolvem bioquímica e digestão.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
As vitaminas são compostos orgânicos não sintetizados pelo organismo e que são essenciais para o funcionamento adequado das reações metabólicas de um indivíduo. A quantidade de vitaminas presentes no organismo não é suficiente para garantir seu bom funcionamento, de modo que a ingestão através da alimentação e suplementos é fundamental.
“Uma dica, lembre-se da atividade da vitamina B9, do ácido fólico. Essa vitamina é muito importante, especialmente durante o processo de gestação, para evitar a chamada espinha bífida nos recém-nascidos, então uma dica importante, lembre-se do ácido fólico”, afirma o professor.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A absorção da maior parte dos nutrientes ocorre no intestino delgado, enquanto a absorção de água acontece principalmente no intestino grosso, que é a parte final do trato intestinal.
Antes de serem absorvidos, os alimentos precisam ser quebrados em partes menores, processo que inicia desde a mastigação. Em seguida, o ácido do estômago ajuda a digerir as proteínas e, à medida que o alimento vai passando por todo o intestino, vai sendo digerido e absorvido.
“Outra coisa, que tipo de organela vai estar presente em maior quantidade na célula? Aquela organela que é mais solicitada. Se estivermos falando de uma célula que está relacionada à atividade imunológica para fagocitar bactérias, o que ela vai precisar para digerir todas essas bactérias? Vai precisar de lisossomos”, explica o professor Ronald.
Absorção de nutrientes no intestino delgado
‘Biodicas’ para o Enem: entenda relação entre bioquímica e digestão no conteúdo de vitaminas da prova
Getty Images
O intestino delgado é onde ocorre a maior parte da digestão e da absorção dos nutrientes. Esse intestino tem de 3 a 4 metros de comprimento e está dividido em 3 partes: duodeno, jejuno e íleo, que absorvem os seguintes nutrientes:
Gorduras;
Colesterol;
Carboidratos;
Proteínas;
Água;
Vitaminas: A, C, E, D, K, complexo B;
Minerais: ferro, cálcio, magnésio, zinco, cloro.
Os alimentos ingeridos demoram cerca de 3 a 10 horas para percorrer todo o intestino delgado.
Além disso, é importante lembrar que o estômago participa do processo de absorção do álcool e é responsável pela produção do fator intrínseco, substância necessária para a absorção de vitamina B12 e prevenção de anemias.
“Se eu estiver falando de um órgão que tem a função de metabolizar o medicamento, metabolizar o álcool, como é o caso do fígado, ou então produzir um hormônio sexual, como é o caso do testículo e do ovário, aí já vamos estar falando de retículo endoplasmático liso”, disse.
Cada tipo de vitamina desempenha um papel fisiológico específico, mas geralmente as vitaminas estão relacionadas a duas funções:
Regulatória: atuando como Coenzimas, moléculas orgânicas que atuam ativando enzimas para desempenhar as inúmeras reações metabólicas enzimáticas que ocorrem no interior celular;
Estrutural: compondo a estrutura de moléculas orgânicas ou servindo como precursora de outras moléculas como é o caso da vitamina B que é utilizada na formação de inúmeros cofatores ou a vitamina D que atua na formação de hormônios esteroidais.
Absorção de nutrientes no intestino grosso
O intestino grosso é responsável pela formação da fezes e é onde se encontram as bactérias da flora intestinal, que ajudam na produção das vitaminas K, B12, tiamina e riboflavina.
Os nutrientes absorvidos nessa parte são principalmente água, biotina, sódio e gorduras feitas com ácidos graxos de cadeia curta.
As fibras presentes na dieta são importantes para a formação das fezes e ajudam a passagem do bolo fecal através do intestino, sendo também a fonte de alimentos para a flora intestinal.
Cronograma do Enem 2024
Aplicação do Enem: 3 e 10/11/2024
Divulgação do gabarito: 20/11/2024
Divulgação do resultado: 13/1/2025
Enem 2023
🖊️ Para que serve o Enem? Ele é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há como se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.
O Enem é aplicado em dois domingos e divide o conteúdo por áreas do conhecimento, além de ter uma redação. Neste ano, o exame está previsto para os dias 5 e 12 de novembro.
Dia 3 de novembro:
🗺️ Ciências Humanas e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha de geografia, história, filosofia e sociologia.
📚 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 40 questões de múltipla escolha de português e literatura e mais 5 de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
✍️ Redação dissertativa-argumentativa: texto tem que ser escrito com base em uma situação-problema apresentada. Veja redações nota mil.
Dia 10 de novembro:
🔢 Matemática e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha.
🧪 Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha de biologia, química e física.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.