“Grande Hotel Budapeste” e “Cidade de Deus” inspiraram “Os Quatro da Candelária”

Transitando entre gêneros, o diretor Luis Lomenha se inspirou em diversas produções para criar “Os Quatro do Candelária”. A série de ficção retrata uma história real em quatro episódios, que chegaram à Netflix na quarta-feira (30).

Em entrevista à CNN, o cineasta brasileiro revelou que se inspirou em obras literárias e cinematográficas para a construção narrativa e visual do seriado, que mistura a fantasia com o real, citando nomes como Ariano Suassuna e Wes Anderson, além dos filmes abaixo.

  • Cem Anos de Solidão
  • A Fantástica Fábrica de Chocolate
  • Pixote, A Lei do Mais Fraco
  • Cidade de Deus
  • O Grande Hotel Budapeste

Os Quatro de Candelária” retrata o caso da Chacina da Candelária, que aconteceu no Rio de Janeiro em 1993. A trama é ambientada 36 horas antes do crime e acompanha quatro crianças, abordando a visão desses jovens sobre a tragédia.

Lomenha explicou o motivo da escolha do formato para contar a história e disse que a produção tem o objetivo de devolver a infância às crianças que morreram a tiros na tragédia.

“[‘Os Quatro de Candelária’] Não é um true crime, a gente mexe com realismo e fantasia, aventura e ação. A série tem uma estética muito pop, que pode dialogar com um público mais amplo do que o militante e ativista. Quando a gente pensou a série, a primeira coisa que a gente falou foi: ‘Não queremos pregar para convertido, o nosso objetivo é devolver a infância dessas crianças‘”, disse.

Assista ao trailer de “Os Quatro de Candelária”

Veja também: o que chega aos streamings em novembro

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Grande Hotel Budapeste” e “Cidade de Deus” inspiraram “Os Quatro da Candelária” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.