Doença de Paolla Oliveira não tem cura; veja explicação do médico

A atriz Paolla Oliveira, ícone do Carnaval e da TV, revelou em julho deste ano que lida com uma condição crônica de pele conhecida como melasma. Essa doença, comum no Brasil, pode aparecer principalmente no rosto, mas também pode afetar outras áreas do corpo, como braços, pescoço e colo.

Em entrevista à CARAS Brasil, a dermatologista Luciana Maluf deu mais detalhes sobre o melasma de Paolla, explicando que, embora a condição não tenha cura, é possível controlá-la. “O melasma não tem cura, porém, há tratamento. Podemos conviver com o melasma e ele estar bem claro e controlado”, afirmou Maluf.

Na época em que revelou o diagnóstico, Paolla compartilhou fotos sem maquiagem em seu Instagram, onde exibia as manchas características do melasma. A condição, que afeta grande parte das mulheres, também já foi mencionada por outras famosas como Kelly Key e Carolina Dieckmann.

O que é melasma?

De acordo com a dermatologista, o melasma se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, aparecendo mais frequentemente no rosto, mas podendo alcançar o pescoço, os braços e o tórax. “O melasma é caracterizado pelo surgimento de manchas escuras na pele mais comumente na face, mas pode atingir pescoço, braços e tórax. Surge mais em mulheres, porém, atinge os homens também”, explica Luciana Maluf.

Causas do melasma

A especialista esclarece que a condição tem diversas causas, tornando o quadro multifatorial. “Ele é multifatorial com várias as causas que faz o melasma surgir ou pioram o quadro, como por exemplo o sol, mormaço, genética, alterações hormonais (anticoncepcional, diu, etc), e até mesmo a gravidez.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.